Estar atento ao calendário de vendas do e commerce brasileiro é fundamental para quem quer se desenvolver na atividade de vendas no mundo digital. E dentro deste calendário o ponto alto, sem dúvida nenhuma é a Black Friday.

A Black Friday (ou sexta-feira negra) surgiu nos Estados Unidos, originalmente como um dia de grandes promoções que acontece logo após o Dia de Ação de Graças. O evento foi ganhando força, mas fixou-se no calendário como o maior dia de compras dos Estados Unidos somente no ano de 2001.

Rapidamente, a data foi conquistando o mundo e, hoje, dezenas de países fazem a sua própria Black Friday. Logo que foi introduzida no Brasil, a Black Friday enfrentou muito ceticismo por parte dos consumidores. Termos como Black Fraude eram constantemente utilizados em alusão à data, pois alguns empresários aumentavam os preços semanas antes e baixavam na data, fingindo promoções.

Mas é claro que o consumidor brasileiro não caiu nessa, denunciou e boicotou os trapaceiros, até que os descontos fossem reais de verdade. Mas o estudo do Google deixou claro que essa imagem já foi transformada no Brasil. Atualmente, a Black Friday tupiniquim conta com a participação de grandes varejistas a pequenos comércios, e tem sido um período bastante aguardado para gastar aquele dinheirinho. 

Por isso, você não pode perder a oportunidade de atrair esses clientes dispostos a comprar roupas na Black Friday, já aquecendo as vendas para o Natal. Acompanhe a seguir três dicas de como fazer dessa data um dia inesquecível para sua loja.

1. Aumente os descontos para compras em conjunto

Diminuir o valor unitário dos produtos é bom, mas criar uma forma de vender mais itens é ainda melhor. Lembre-se de que nesse dia as pessoas estarão mais ansiosas por promoções e querendo aproveitar a oportunidade dos preços baixos.

Aproveite fazendo uma promoção de acordo com o volume de compras — quanto mais peças o cliente comprar, maior será o desconto. Assim, você já diminui o preço do produto e aumenta o seu ticket médio.

2. Faça promoções exclusivas para clientes fiéis

O seu consumidor fiel, que dá preferência para a sua loja durante o ano inteiro, merece um agrado especial na Black Friday.

Se você vende produtos ou serviços na internet, é bem provável que você já tenha uma audiência, uma cartela de clientes. Que tal conceder a eles um desconto ainda melhor do que aquele que será oferecido para quem nunca comprou nada de você? Esse mega desconto pode ser concedido para as pessoas que fazem parte da sua lista de e-mails ou para aquelas que curtiram sua fanpage.

Uma boa estratégia é antecipar o grande dia para ele, oferecendo as peças já com desconto em primeira mão. Envie um e-mail marketing ou SMS informando que um dia antes, por exemplo, a Black Friday já vai estar valendo só para um grupo seleto de clientes.

Com isso, você consegue cativar o seu consumidor ainda mais e garante que a sua loja seja uma das primeiras em que ele vai gastar. Afinal, existe o risco de o seu estabelecimento ser um dos últimos destinos e o dinheiro do cliente simplesmente acabar. Não corra esse risco!

3. Prepare a equipe e a loja

Parece que uma das tradições da Black Friday é deixar as pessoas um pouco alteradas. Nos Estados Unidos, onde tudo começou, existem brigas de verdade e carros de polícia nas maiores lojas para evitar a confusão.

É melhor orientar a sua equipe para possíveis alvoroços, além de preparar a sua loja para receber um fluxo maior de pessoas. Se for possível, contrate um segurança para ajudar na ordem.

Organize também — e com muito cuidado — a precificação dos produtos, para que nada esteja com o valor errado e venha causar desentendimentos.

Outros detalhes também podem fazer a diferença, como oferecer mais conforto para os clientes que esperam para serem atendidos: deixe água à disposição, cuide da temperatura do espaço (para que não fique muito calor) e espalhe lugares para sentar.

Caso o seu negócio seja uma loja virtual, os cuidados com a estrutura devem ser redobrados. Por isso, certifique-se junto ao seu serviço de hospedagem que o seu plano contratado junto a eles suporta uma boa carga de visitas. Outro ponto importante é certificar-se que o funcionamento do seu site esteja 100%.

Esteja atento ao móbile. Seu site está preparado para ser acessado por um dispositivo móvel? Se não quiser perder vendas, é bom se atentar a esse ponto. 

Acredite! Quando você está preparado e entra no clima, essa sexta-feira é uma grande diversão! As pessoas estão empolgadas e o dia é bastante positivo para vender roupas na Black Friday. Aproveite para fazer os seus clientes voltarem depois, oferecendo descontos especiais para as compras de Natal, por exemplo.

E você, já fez alguma Black Friday na sua loja? Conte aqui nos comentários a sua experiência e o que pretende fazer para turbinar as vendas no fim de novembro!