De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de vendas nas lojas brasileiras recuou bastante em 2016, devido à instabilidade pela qual o país passava.

Em um cenário que continua fragilizado, é necessário que os lojistas busquem maneiras inovadoras de gerar uma vantagem competitiva no mercado, a fim de atrair mais clientes. Para ajudar você a ter essa iniciativa, selecionamos 4 dicas para aumentar as vendas e melhorar os resultados. Continue a leitura e confira! 

1. Conheça seu cliente

Procure estar sempre aberto a ouvir o cliente, observe como ele se comporta, faça pesquisas e identifique o perfil de público que prefere frequentar sua loja. Faixa etária, renda, preferências, necessidades e desejos, são exemplos de aspectos importantes a levantar.

É certo que todo comerciante tem uma boa ideia desses detalhes, mas quando dizemos “conhecer o cliente”, estamos nos referindo a um levantamento mais detalhado. Além de pesquisas e conversas informais, você também pode consultar estudos de entidades, como o Sebrae, sobre perfil e tendências de vários setores.

Obtendo informações sobre os clientes, ficará mais fácil pensar em estratégias para atraí-los. Procure considerar como pesquisam os produtos que você vende, o que influencia na escolha deles e outros detalhes que ajudem a descrever como é o processo de compra que seus clientes adotam.

2. Promova sua loja

O conceito de promoção costuma estar ligado a descontos e para o setor de varejo esse é sempre um componente importante. Por outro lado, para que funcione é preciso separar um termo do outro. Veja:

  • promoção: é o ato de tornar algo conhecido e desejado;

  • desconto: é um incentivo para a promoção e a compra.

Não se limite a uma campanha de descontos. Pense em formas de comunicação, ou seja, nos meios que usará para que a mensagem que você quer passar seja entendida pelo seu público.

Elabore uma estratégia completa de divulgação do seu negócio. Não adianta ter o melhor produto e serviço do mundo e as mais fantásticas promoções de descontos, se as pessoas não ficarem sabendo.

3. Aprimore o atendimento

O atendimento sempre é um diferencial competitivo. Contudo, só tem esse efeito se for realmente superior ao da concorrência.

Um bom atendimento funciona apenas como um requisito de sobrevivência. Isso significa que não basta atender “direitinho”, é preciso uma assistência especial, impressionante e encantadora. Para alcançar esse objetivo, são necessárias dedicação e visão de longo prazo. Por isso, trace uma estratégia permanente de aprimoramento.

4. Crie um ambiente atrativo

O layout da loja é outro aspecto fundamental para seu resultado de vendas. Isso inclui a escolha das araras, móveis, equipamentos e o projeto da fachada e da vitrine. Cada detalhe é importante para criar um espaço agradável, que proporcione uma boa experiência e estimule a compra.

Quando os supermercados colocam chocolates e produtos para crianças perto do caixa, por exemplo, estão estimulando que você compre um produto a mais antes de ir embora. Por que uma loja de roupas não pode fazer algo parecido utilizando acessórios?

Pense também sobre quais outros detalhes pode melhorar para deixar produtos mais atrativos dentro do ambiente – sempre buscando favorecer a venda.

Junto com todas as dicas para aumentar as vendas que citamos neste texto, pergunte-se todos os dias: o que posso fazer hoje para vender mais? Essa consciência de urgência é fundamental para evitar o risco de chegar ao final do mês e não bater as metas.

Por falar nisso, que tal garantir outros passos para aumentar seus resultados? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook, no Google+ e no Instagram.