Ao contrário do que muitos pensam, manter uma vitrine atraente não é apenas uma questão relacionada à aparência do local. Mais do que isso, saber como montar vitrines é uma estratégia indispensável para atrair clientes e aumentar as vendas do seu negócio.

Considerada o cartão de visitas da loja, a vitrine é uma ferramenta de comunicação e, por isso, precisa transmitir a mensagem certa para o cliente — o que também inclui selecionar os melhores produtos, investir em uma boa iluminação, evitar o excesso de informações, entre outros cuidados necessários. 

Pensando nisso, separamos a seguir algumas dicas sobre como montar vitrines atraentes para sua loja. Acompanhe! 

1. Conheça bem o seu cliente

Não adianta montar uma boa vitrine sem antes conhecer quem são os seus clientes. Saber um pouco mais sobre o público-alvo — considerando o o perfil, idade e preferências — é fundamental para que você possa desenvolver as melhores estratégias de vendas.

Aqui, uma dica interessante é pesquisar o histórico de compras dos clientes para analisar quais são os produtos que merecem destaque em sua vitrine.

2. Invista em uma boa iluminação

Essa é uma ferramenta essencial para realçar determinados artigos em sua vitrine. Contudo, além das luzes convencionais, vale a pena investir em outros tipos de iluminação que possam atrair ainda mais a atenção do cliente, mesmo quando a loja está fechada para atendimento.

Dessa forma, é interessante buscar novas opções de efeitos, como luz em movimento, giratórias, entre outras alternativas criativas.

3. Aproveite as datas comemorativas e sazonais

Acompanhar o calendário é a melhor maneira de montar vitrines seguindo as datas comemorativas do ano. Vale lembrar que, em épocas específicas como o Dia dos Pais ou Dia dos Namorados, os clientes estão mais acessíveis. Sendo assim, não se esqueça de decorar a vitrine conforme a data, expondo também itens que estão no seu estoque, por exemplo.

4. Evite o excesso de informação

Ainda que existam muitos produtos interessantes para sua vitrine, é melhor evitar qualquer excesso de informação. Seguindo essa lógica, considere selecionar de forma criteriosa as mercadorias adequadas para exposição, assim como as placas de promoção ou qualquer aviso informativo.

Outra sugestão é usar a criatividade e montar cenários mais clean, ou seja, que usem poucos elementos e que não confundam o cliente ou desviem a sua atenção. Além disso, você pode utilizar os manequins de forma inteligente, já que eles são responsáveis por atrair o consumidor e refletir o conceito da loja. Lembre-se que, os bonecos dão dinamismo e podem destacar produtos importantes!

5. Use de forma inteligente o cronograma de troca

Seguir o cronograma de troca de vitrines ainda é um grande desafio para a maioria das lojas. No entanto, para superar esse problema, é viável estipular um prazo adequado para a realização de troca dos produtos, como semanal, quinzenal ou mensal.

Como determinar esse prazo também depende de outros fatores, analise qual a melhor frequência para o seu negócio.

Em todo caso, não é necessário que o cenário acompanhe essas mudanças — você pode aproveitar alguns elementos da decoração anterior, de modo em que a vitrine esteja sempre atraente e apresentando novidades para os clientes.

6. Acima de tudo, seja criativo

A criatividade é a chave para o sucesso de uma vitrine. Mesmo que sua loja utilize todos os recursos disponíveis para atrair o cliente, é indispensável ser criativo e pensar em outras estratégias que estimulem a entrada e compra do consumidor. Com isso, pesquise outras tendências e fique de olho em novidades que possam ser interessantes para melhorar o aspecto visual da vitrine.   

E você, está pronto para montar vitrines de forma atrativa para os clientes e, consequentemente, aumentar as suas vendas? Então assine nossa newsletter e continue aprendendo dicas incríveis para melhorar o seu negócio!