Montar uma loja de acessórios é uma excelente oportunidade para quem pensa em investir em algo que está em alta e que é garantia de sucesso. Esse mercado é próspero e sem qualquer previsão de arrefecimento.

Nos últimos anos, as pessoas têm percebido nesse segmento uma grande oportunidade para empreender. Carteiras, bonés, bijuterias, brincos, colares, enfim, uma infinidade de itens para montar uma loja de acessórios.

Para ajudar você nesse processo, elaboramos um passo a passo com as principais etapas de como montar uma loja de acessórios. Continue a leitura!

Faça uma pesquisa de mercado

O primeiro passo no processo de montar uma loja de acessórios é conhecer esse segmento do mercado. O empreendedor precisa se identificar com as peculiaridades do que vai investir para se diferenciar da concorrência.

Pular essa etapa pode predestinar o negócio a falhar antes mesmo de começar. Por isso, pesquise: qual a demanda da região? Existe muita concorrência? O que é preciso fazer para se destacar? 

A ideia de empreender nos dias atuais não é “mais do mesmo”, mas sim buscar novos nichos para superar as dificuldades e se diferenciar da concorrência.

O nicho de acessórios é amplo, assim como as inúmeras formas de utilizá-lo. É fundamental realizar uma boa pesquisa de mercado para conhecer as últimas tendências e como se destacar, como investir em qualidade, texturas, materiais, contrastes e assim ajudar a atender o que realmente o cliente procura.

Conheça o segmento de acessórios

O empreendedor precisa estar familiarizado. Por isso, antes montar uma loja de acessórios é preciso conhecer o segmento. 

Conhecer o mercado é o primeiro passo que o empreendedor deve dar antes de iniciar o empreendimento. Não é incomum encontrar empresários sem qualquer afinidade com o ramo ao qual estão inseridos e sem qualquer conhecimento no mercado e produto que estão oferecendo.

Por isso, conhecer o segmento de acessórios se torna tão importante. É preciso entender que a loja não vai vender apenas acessórios, mas conhecimento. Ou seja, o empreendedor tem que ter afinidade com o setor para que possa agregar valor ao seu negócio e se diferenciar da concorrência.

Faça um planejamento

Depois de conhecer o mercado e se familiarizar com as particularidades do segmento, é preciso começar a planejar e a montar a loja de acessórios.

Para isso, elabore um bom plano de negócios, coloque no papel tudo aquilo que está relacionado para montar uma loja de acessórios. Ou seja, estude e veja se realmente é viável.

Nesse processo de planejamento, faça um levantamento sobre o que está no mercado, quem são os principais concorrentes, qual será a média de investimento inicial para abrir o tipo de negócio. Além disso, pense na estrutura física, como será a decoração, os móveis, enfim, o que a loja precisará para entrar em funcionamento.

Ao elaborar um bom plano de negócios, é possível ter uma ideia do que ela precisará para começar a funcionar. 

Coloque na ponta do lápis o investimento inicial

É hora de definir qual será o investimento inicial para montar uma loja de acessórios. Nessa etapa, é fundamental saber o quanto de capital será investido, se o negócio contará com sócios ou se será preciso realizar um empréstimo.

Coloque na ponta do lápis todos os gastos e valores necessários para o investimento inicial, desde aluguel do espaço de vendas, compra do primeiro lote de acessórios e produtos, salários, compra de equipamentos, decoração, móveis e até mesmo os custos com a averbação do empreendimento.

Investir na decoração e vitrine do negócio é a possibilidade de oferecer aos clientes maior qualidade no que está sendo ofertado. Além disso, o visual da loja passa a se diferenciar da concorrência, já que o lojista pode compreender e identificar o que o seu público-alvo procura e, assim, focar na divulgação de produtos que possam chamar a atenção na vitrine. 

A decoração e vitrine do negócio são pontos de grande importância. Com esse passo a passo, você está apto para montar uma loja de acessórios e se lançar nesse segmento promissor.

Agora que você já está por dentro de como montar uma loja de acessórios, confira o artigo “Vitrines para lojas: abuse da criatividade com temas especiais”. Boa leitura!