A moda é cheia de particularidades. Com termos e classificações próprias, às vezes não é tão fácil de acompanhar. Uma das grandes dúvidas é sobre como funcionam as estações na moda.

Você sabe quando começa a outono/inverno? E a primavera/verão? Esses são só alguns exemplos do calendário da moda, que inclui as coleções, promoções e muito mais. Interessante, não é mesmo? Então, continue a leitura para saber mais!

O que é uma coleção de moda?

A moda é caracterizada pela comunicação, comportamento, diferenciação e mudança. Trata-se de um fenômeno passageiro, em que os estilistas criam coleções para acompanhar esse fluxo. As coleções são lançadas com uma temática específica e têm sua própria duração de tempo. É direcionada a um público específico e pode ser conceitual ou comercial.

Chama-se coleção um conjunto de peças (roupas ou acessórios) relacionados por um tema, que é pensado de acordo com a imagem da marca e o estilo do consumidor. As coleções conceituais são as que vão para as passarelas e as comerciais vão para as vitrines das lojas. O intuito da coleção é criar peças de acordo com um conceito.

Como as estações influenciam a moda?

Para lançar suas coleções e acompanhar as tendências, o setor da moda criou um calendário baseado nas estações do ano, que foi dividido em duas épocas: outono/inverno e primavera/verão. Esse sistema, chamado de calendário das coleções, foi criado pelo famoso estilista Charles Worth, considerado o pai da alta-costura.

Ele se baseou nas mudanças climáticas, porque percebeu que essa era a época em que as pessoas compravam novas roupas e preparavam-se para o clima seguinte. Como o outono é parecido com o inverno e a primavera com o verão, Charles Worth formou essas duas temporadas e o universo da moda segue esse calendário até hoje.

Diferença entre o calendário nacional e o internacional

Apesar de não termos grandes diferenças climáticas como nos outros países, o calendário de estações é mantido no Brasil. Aqui, porém, elas funcionam de forma inversa à da Europa, lugar de origem do calendário. Quando estamos no verão, eles estão no inverno e vice-versa. Assim, o calendário internacional serve de inspiração para o nacional.

Promoções no fim da temporada

Janeiro e fevereiro são os meses em que as lojas fazem promoção com as peças que sobraram da coleção de alto verão (fim de ano). Em março, é lançada a coleção de outono e abril tem o foco nas vendas. Em maio é lançada a coleção de inverno e junho segue com as vendas. Mas há casos em que elas são lançadas juntas: outono/inverno.

Julho e agosto são os meses de promoção de peças do outono/inverno que não foram vendidas. Em setembro, há o lançamento da coleção primavera e em outubro a de verão. As coleções primavera/verão também podem ser lançadas de uma única vez. Novembro e dezembro ficam com o lançamento e venda da coleção de alto verão.

Entender o ciclo da moda é importante para acompanhar os lançamentos e tendências, planejar suas compras, economizar dinheiro e, claro, aproveitar as promoções de fim de temporada. Além disso, conhecer como funcionam as estações na moda dará a você mais autonomia sobre o assunto. Então, prepare seu calendário e programa-se com o ciclo da moda para arrasar!

Gostou deste post? Então, assine nossa newsletter para receber mais informações sobre o universo da moda. Selecionamos os melhores assuntos para você!