Diferentemente do que muitos empreendedores pensam, saber como fazer controle de estoque de maneira eficiente pode influenciar diretamente os resultados da empresa. Ter o controle dos processos que ocorrem no estoque é fundamental para o planejamento estratégico das operações de venda.

Para que você entenda melhor como um estoque não controlado pode ser prejudicial para a saúde financeira do seu negócio, neste post, trazemos dicas imperdíveis sobre o assunto. Continue a leitura e conheça as melhores formas de como fazer controle de estoque!

Qual a importância dos estoques para as empresas?

Independentemente do ramo de atividade da empresa, ter um controle de estoque é muito importante dentro de qualquer empreendimento. Ter consciência do que a empresa dispõe de mercadoria é crucial para seu bom funcionamento.

Na sua grande maioria, o estoque representa cerca de 40% do ativo dos negócios, por isso a relevância de ter um controle eficiente desse montante. Uma grande quantidade de mercadoria inerte significa dinheiro parado, e isso pode ser um grave sinal de uma má gestão.

Estoque parado pode causar aumento das despesas com estocagem, falta de capital de giro para investimentos em outras áreas e probabilidade de perdas de produtos. Por outro lado, não ter um estoque alinhado com a sua realidade pode prejudicar as vendas em consequência da falta de mercadorias.

Como fazer controle de estoque?

Imagine realizar uma promoção e não ter uma boa quantidade de produtos para a demanda dos seus clientes. Seria muito ruim, não é mesmo? Para que isso não aconteça em sua loja, listamos dicas essenciais de controle de estoque. Confira!

Contabilize seu inventário

Basicamente, é fundamental que os itens estejam exatamente com os valores mencionados na contabilidade. Para que isso ocorra, é indispensável que você esteja a par do que ocorre no seu estoque, pois o esquecimento de algum registro, ao longo do tempo, pode prejudicar sua gestão.

Tanto para fins de legislação como para questões gerenciais, faz-se essencial que você realize a contagem item por item dos seus produtos. Dessa forma, seu estoque contábil estará igual ao estoque real. Com isso, ao analisar os relatórios emitidos pela contabilidade, seus indicadores e suas informações serão dados embasados em fontes seguras.

Estabeleça um controle periódico

O tipo de inventário precisa ser escolhido conforme a realidade das suas operações. O mais comum entre as empresas é a escolha de épocas periódicas, ou seja, um prazo preestabelecido para a contagem dos produtos. Muitas vezes, os gestores optam por uma vez ao ano, conciliando com a solicitação do departamento contábil.

A contabilidade prestará essas informações no fim do exercício respectivo, porém não é uma regra para as empresas. Cada vez mais, muitas delas estão optando pelo inventário rotativo. Esse tipo de contagem estabelece um período frequente de contagem dos produtos, atualizando as informações do estoque conforme a necessidade da companhia.

Organize seu ambiente

Muitas equipes realizam os processos perfeitamente, contudo, não raramente, reclamam da demora para a realização deles. Uma boa dica para a organização do estoque é utilizar móveis apropriados para o espaço, que sejam de qualidade e ofereçam praticidade.

Monte prateleiras e armários para organizar os itens de tamanhos maiores; para os menores, separe por caixas. Além de deixar seu ambiente mais organizado, isso agiliza o processo de conferência e dinamiza suas rotinas.

Utilize a tecnologia

Como mencionamos, o estoque é peça fundamental nas estratégias de qualquer empresa. Analisando esse aspecto, é possível verificar as mercadorias que precisam de um volume maior de compra e quais estão dando prejuízo.

Com um software de gestão de estoque, torna-se bastante mais fácil analisar todas essas informações de forma rápida e prática. Eles possibilitam a emissão de relatórios completos e específicos conforme a sua necessidade.

Então, como foi possível observar ao longo do texto, o estoque está diretamente ligado aos resultados da empresa. Portanto, deve ser levado em consideração na hora de montar seu planejamento estratégico.

Agora que você sabe como fazer controle de estoque, assine nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente no seu e-mail!