Quem trabalha na área de vendas, principalmente no comércio de roupas, sabe que em determinando momento precisará realizar uma queima de estoque. E para não ocorrer riscos que possam afetar o seu caixa, é necessário tomar alguns cuidados. Afinal, você sabe como fazer promoção?

Algumas estratégias de vendas surtem mais efeitos do que o esperado e muitas vezes uma promoção bem realizada destaca sua empresa e alavanca sua marca no mercado. Na realidade, o objetivo não deve se restringir apenas às vendas, mas deve se estender também ao propósito de atrair novos clientes e aumentar seu público-alvo, gerando assim aumento da produtividade e da lucratividade.

Para que sua promoção tenha resultados realmente positivos, listamos as principais dicas de como fazer promoção de forma efetiva. Acompanhe!

Coloque objetivos para a ação

Afinal, o que você espera com a promoção? A resposta a essa questão será a base para assegurar a efetividade dos produtos que você vai ofertar.

E antes mesmo de responder à pergunta, vale a pena analisar o seu negócio e definir de forma objetiva os impactos que o saldão terá na estabilidade financeira do negócio. Depois, decida se você não quer por exemplo:

  • aumentar o fluxo de clientes;

  • divulgar um novo produto;

  • girar produtos do estoque;

  • incrementar o seu capital de giro.

São algumas sugestões de objetivos. Mas veja que identificar o que se quer com a ação promocional é essencial para definir as estratégias certas para obter os resultados esperados.

Planeje todos os detalhes

Chegou a hora de efetivamente planejar como a promoção será realizada e como impactará a saúde financeira do seu negócio. De nada adianta você liquidar produtos e comprometer a lucratividade do negócio.

Por isso, é necessário que o gestor tenha um conhecimento prévio dos custos e do controle dos índices do estoque. Se precisar, peça ajuda a alguém da sua equipe.

O passo seguinte é calcular preços. Se você está prometendo desconto, verifique o preço da concorrência e estude qual o preço mínimo de venda a que você consegue chegar. Outra boa dica é selecionar itens de menor custo sobre os quais é possível colocar um desconto maior. Assim, com ofertas mais robustas é possível atrair mais facilmente a atenção do público e ainda garantir um percentual razoável de lucro.

E mais: com clientes na loja, é mais fácil fomentar a venda daqueles itens que não estão com descontos, mas que combinados com outro produto na promoção podem formar aquele look bem charmoso. Também vale a pena apostar em roupas e acessórios da estação.

Descubra o que atrai seu público

Para que suas estratégias de marketing sejam assertivas, é necessário também conhecer muito bem o seu público, ou seja, que você consiga identificar e convencer uma certa categoria de clientes que o seu produto é realmente o que eles querem, formando o público-alvo.

Com um conhecimento aprofundado sobre esses clientes, certamente suas promoções terão mais chances de sucesso, pois você organizará uma promoção com itens que eles realmente comprarão. Para isso, tente selecionar peças que encaixem no estilo, faixa etária e personalidade de cada segmento de cliente

Para que fique cada vez mais fácil identificar seu freguês, adote como regra o cadastramento de todos que realizarem compras com você, com isso você terá recursos para definir tanto a melhor estratégia de divulgação, mas também o melhor produto a fazer parte da ação.

Organize a vitrine

vitrine é parte fundamental de qualquer ambiente comercial, é por ela que as pessoas passam diariamente, no entanto nem todas serão afetadas com o que está nela. Porém, é sua responsabilidade utilizar técnicas que atinja o maior número de pessoas possível, assim aumentando o fluxo de cliente.

Em períodos de promoções é fundamental utilizar recursos visuais. Organizar os itens em diferentes alturas é uma dica básica. Outra estratégia é fazer uma vitrine temática com itens inusitados.

Com um plano bem organizado, é possível realizar ações promocionais que fomente o seu comércio e ainda garantam a sua rentabilidade. Estudar, pesquisar e analisar são os pré-requisitos primordiais para o êxito dessa empreitada.

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