O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro, junto ao Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e outras. Quando se trata de presente para o dia dessas mulheres tão amadas, o brasileiro não abre mão de uma lembrança especial. No entanto, para atrair mais consumidores, é preciso preparar a sua loja. 

Quer aprender como criar alguns diferenciais que farão os clientes ficarem encantados e ainda aumentar as suas vendas? Confira o nosso artigo de hoje e descubra os segredos aplicáveis à sua loja!

Crie uma vitrine atraente 

O visual merchandising tem por principal objetivo melhorar a experiência de compra dos clientes por meio de uma disposição mais atrativa dos produtos. Uma das maneiras de aplicá-lo é por meio de uma vitrine atraente

Alguns consumidores não têm uma ideia clara do que desejam comprar e uma vitrine bem montada pode ajudar tanto ele quanto a loja que deseja vender os seus produtos. Por isso, para o Dia das Mães, invista em uma decoração especial e temática que chame atenção dos consumidores.

Procure destacar itens da sua loja que sejam boas opções para os clientes e aposte em outros elementos visuais, por exemplo, flores, objetos decorativos e outros acessórios, como balões de coração e pôster com mãe e filho(a). 

Faça o planejamento do estoque 

A sua loja precisa estar preparada para as vendas do período. Logo, é importante planejar o estoque para que não sobrem produtos e nem faltem. Imagine o cliente chegar ao estabelecimento e não encontrar mais mercadorias para a compra? Ele procurará o concorrente.

Por esse motivo, reveja os balanços de anos anteriores na mesma data e veja qual foi o crescimento na venda de produtos. Se possível, faça uma pesquisa de mercado para avaliar quais os itens mais comprados a fim de tê-los em quantidade suficiente no estoque. 

Crie kits especiais para o Dia das Mães 

No Dia das Mães, é possível criar kits especiais. Eles são uma boa aposta, principalmente, para os consumidores que desejam algo mais exclusivo. Por exemplo, se você tem uma loja de cosméticos, pode montar kits com produtos para cabelo, maquiagem e ainda colocar algum brinde como uma nécessaire personalizada.

Aproveite os kits também para fazer parcerias com outras lojas, assim, ambos os comércios têm as vendas impulsionadas. Se você tiver uma loja de roupas, pode fazer parceria com um comércio de acessórios e trabalhar com kits com blusa e colar, por exemplo.

Treine os vendedores 

Nessas datas especiais os consumidores estão mais propensos aos apelos emocionais, por isso destacamos a arrumação da vitrine como um instrumento para atrai-los. No entanto, também é importante preparar os vendedores para fazer um atendimento personalizado. 

Lembre-se de que as mães não são todas iguais. O que as pessoas que as presenteiam querem é justamente que essas mulheres se sintam especiais e únicas. Os vendedores precisam estar preparados para ouvirem e, consequentemente, ajudarem os consumidores em suas escolhas, sempre oferecendo opções diferenciadas de acordo com o perfil da presenteada. 

Ofereça mimos 

Durante esse período que antecede o Dia das Mães, procure oferecer mimos aos clientes que passam por sua loja. Pode ser um cantinho especial com amenidades como um cafezinhos, balinhas, biscoitos e docinhos. Mas também brindes para aqueles que compram a partir de determinado valor ou mesmo um sorteio de um prêmio maior. 

Essas ações ajudam a fidelizar os clientes e costumam atrair mais consumidores, especialmente, se isso for divulgado amplamente em canais como redes sociais. 

Saber como preparar a loja para o Dia das Mães é fundamental para ter sucesso nas vendas. Desde os vendedores até o próprio ponto de vendas precisam de atenção especial. 

Aliás, focando na arrumação de lojas, quer saber mais sobre esse assunto? Acesse o nosso artigo no qual abordamos sobre essa temática!