A organização de uma loja é primordial para o sucesso das suas vendas. Depois da vitrine, a distribuição das roupas deve ser estrategicamente pensada, com o intuito de mostrar ao cliente como ele precisa de tal item. Mas você sabe como organizar roupas?

Além de produtos de qualidade, ter um espaço atrativo é determinante para aumentar o fluxo do seu negócio. Estar em um ambiente agradável, com as peças bem repartidas, pode ser o estímulo que seu público precisa para realizar suas compras.

Neste post você encontrará as principais dicas de como organizar roupas e alavancar suas vendas. Leia agora e confira!

Separe as roupas

Deixar as roupas todas misturadas não é uma boa escolha, pois isso pode confundir o consumidor e tirar o foco da compra principal, deixando-o em dúvida sobre o que ele realmente deseja. Muitas vezes, pode fazer com que ele desista da compra.

Para evitar que isso ocorra na sua loja, a melhor dica de todas é: seja organizado, ou melhor, mantenha seu estabelecimento organizado. Separe as peças por categorias, por exemplo: calças, camisas, vestidos, blusas.

Também é importante que você setorize o estilo das roupas: modelos de uso cotidiano separados das roupas de festa. Isso, além de facilitar para o cliente, que pode ir diretamente no que procura, também agiliza para os vendedores.

E uma das técnicas mais usadas para influenciar na venda é a separação por cores: modo de organizar roupas que garante um resultado harmonioso no ambiente. Essas dicas podem ser utilizadas para qualquer estilo de roupas, mas lembre-se: preste atenção nas tendências do momento para deixar sua loja sempre com produtos atuais e garantir a satisfação do cliente.

Utilize as araras

Deixar o estabelecimento com um ar mais leve e facilitar o acesso às mercadorias é fundamental para o primeiro contato visual do consumidor. Com a utilização das araras isso ficou muito mais fácil.

Com elas fica prático organizar as roupas, além de possibilitar mudar o layout da loja a qualquer momento. No entanto, priorize a qualidade do material utilizado e o design delas, pois estarão em evidência e perto do público.

Outra melhoria que as araras proporcionam é na contribuição na organização do espaço. Antigamente os vendedores iam separando as peças e colocando em cima de um balcão, para a escolha do freguês, às vezes empilhando uma peça em cima da outra.  Agora é só colocar no início da arara para depois levar ao provador, facilitando a visualização do que o cliente realmente quer experimentar.

Organize os manequins

Digamos que os manequins são os primeiros vendedores da sua loja. Certamente, vendedores silenciosos que desempenham a primeira conquista para você, ou seja: atraem as pessoas para dentro do seu estabelecimento.

Com a ajuda de recursos visuais, como iluminação e acessórios decorativos, é possível levar o cliente a imaginar situações em que poderão usar as peças que os manequins estão vestindo. Por isso, eles conseguem vender looks completos, pois com combinações corretas você fomenta o desejo da compra.

Além de utilizá-los na vitrine, ter alguns espalhados dentro da loja é outra técnica muito eficaz, fazendo, muitas vezes, com que o cliente compre a peça que viu na vitrine e mais a que viu no manequim dentro da loja.

Umas das grandes vantagens em utilizar os manequins é que você pode variar as peças e ainda apresentar um número maior de itens. Eles são fundamentais nas estratégias de merchandising, pois conseguem demonstrar desde o caimento de uma peça até diferentes estilos de roupas.

Limpe os corredores

De nada adianta ter bons móveis e estar com o espaço todo bagunçado. Loja organizada significa maior possibilidade de venda.

Mas não basta estar apenas organizada. Sua loja precisa ter o aspecto de limpa, peças no lugar, acessórios bem distribuídos e, principalmente, corredores livres. Isso faz com que o cliente consiga transitar por todo o ambiente, visualizando o maior número de produtos possíveis.

Com a organização certa, você pode projetar o caminho que ele fará dentro da loja e, em cada um deles, destacar os itens que o impulsionarão a montar o look perfeito.

Nós temos o suporte necessário para o seu espaço. Agora que você sabe como organizar roupas, entre em contato conosco e conheça nossos produtos!