Após um período complicado de recessão, 2018 promete ser o ano em que o mercado vai recuperar o fôlego e voltar a expandir. Para o varejo, isso é uma excelente notícia, pois favorece as oportunidades para inovar e elevar vendas

Se você tem uma loja, fique atento: esse é o momento de se informar sobre as novidades e previsões e se planejar para potencializar os resultados de seu empreendimento e sair na frente da concorrência. 

Quer saber mais sobre o assunto? Conheça 5 das principais tendências para o varejo em 2018 e fique por dentro! Acompanhe!

1. Varejo híbrido

Um dos desafios do comércio físico é conseguir reter os clientes por mais tempo nos pontos de venda. Pensando nisso, uma das tendências mais fortes para o varejo é a criação de ambientes com uma variedade maior de ofertas, onde o público encontra artigos e serviços de diferentes segmentos no mesmo lugar. 

Assim, está cada vez mais comum encontrar lojas que, além de vender roupas femininas, por exemplo, passaram a disponibilizar acessórios, vestuário infantil, livros, cosméticos, entre outros — tudo de acordo com o perfil de sua clientela. 

Muitos estabelecimentos nos Estados Unidos e na Europa optaram por instalar até mesmo um café na loja. Afinal, quanto mais tempo o cliente ficar, maiores são as chances de ele adquirir mais coisas. Ao mesmo tempo, quanto mais amplo o portfólio da loja, maiores são as oportunidades de venda. 

2. Alinhamento de canais 

Você já ouviu falar de omnichannel? Essa tendência para o varejo que fala sobre a importância de uma marca estar presente em múltiplos canais para, assim, atingir o máximo possível de pessoas. 

Com o crescimento do e-commerce e a alta conectividade dos indivíduos em geral, investir em uma loja virtual alinhada à física é uma excelente estratégia de negócios. 

A presença física é importante para passar credibilidade da marca e fidelizar clientes. Contudo, esse modelo apresenta uma série de limitações. Pense que um e-commerce funciona como uma loja com uma prateleira sem fim, que está aberta 24 horas todos os dias, e acessível em qualquer lugar do mundo.

Logo, não deixe de aproveitar a chance de propagar sua marca e realizar ainda mais vendas impactando também clientes que moram fora da sua cidade ou país. 

3. No Friction

O No Friction está ligado à redução de custos e burocracia com a eliminação de intermediários. No varejo, um exemplo comum são os representantes de vendas. Atualmente, as marcas estão preferindo realizar essa função por meio de um canal digital ou redes sociais, se comunicando diretamente com o consumidor.

Essa novidade é uma boa ideia para fazer um reforço positivo de marca e interagir melhor com os clientes. Além disso, o alcance promovido pelas plataformas online é incomparável, e sua marca conseguirá atingir muito mais pessoas do que com representantes. 

4. Sustentabilidade

Uma grande parcela da população atualmente está mudando a forma como consome, passando a priorizar produtos ecológicos e marcas sustentáveis.

Nesse cenário, surge a oportunidade de incorporar iniciativas e valores em sua empresa em prol do meio ambiente, agregando valor aos seus produtos e serviços e, ao mesmo tempo, fazendo o bem. 

5. Análise de dados

O volume de informações que circula pela internet é realmente incalculável. Todavia, com a ajuda de uma tecnologia qualificada, você pode usar dados captados das redes sociais da sua empresa e de outras fontes a favor do seu negócio. 

Diversas empresas começaram a explorar o Big Data, ou análise de dados, para pesquisar mais sobre o mercado e conhecer profundamente seu público-alvo. Os resultados dessas avaliações contêm conhecimentos valiosos sobre tendências de consumo e demandas. Desse jeito, você consegue tomar decisões estratégicas certeiras e elaborar promoções e serviços mais relevantes para seus clientes. 

Com essas 5 boas ideias e tendências para o varejo, sua loja tem tudo para deslanchar em 2018. Aproveite! 

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