Investir em datas comemorativas para dar um up nas vendas e no faturamento da loja pode ser uma ótima oportunidade para lojistas que querem  diferenciar-se da concorrência.

Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, enfim, são datas em que as pessoas estão mais propícias a comprar, ou melhor, é uma necessidade sazonal e cultural.

Por isso, é preciso saber em quais datas a loja deve investir esforços e quais delas mais convertem. Pensando nisso, levantamos alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora da decidir. Acompanhe!

Faça um calendário das datas comemorativas

Investir em uma vitrine criativa significa que a loja está preocupada em mostrar ao cliente como pode ajudá-lo na sua decisão. No entanto, é fundamental conhecer quais as datas comemorativas para fazer uma boa estratégia para o merchandising, as vitrines e decorações.

Por isso, faça um levantamento das principais datas do ano e comece o quanto antes a organizar os fornecedores, o estoque, as escalas de trabalho e os demais fatores.

Aqui, vale a premissa de que quem não é visto não é lembrado“. Quando o lojista está por dentro das datas comemorativas que podem alavancar suas vendas, é possível antecipar a decoração da sua vitrine com ideias criativas e que chamem a atenção do seu público. Por isso, faça um bom calendário dessas datas e antecipe-se!

Planeje as ações

Diante de um público consumidor cada vez mais exigente, não basta apenas oferecer preços ou serviços acessíveis ou com qualidade superior. É preciso investir numa loja bonita e, principalmente, em uma vitrine criativa.

Ao pensar em datas comemorativas, é preciso analisar que tais épocas demandam uma atenção especial, já que requerem uma decoração direcionada e personalizada conforme o tema em questão.

Isso significa que o planejamento e a organização são determinantes para chamar a atenção do cliente para sua decisão de compra e, principalmente, para fidelizá-lo em longo prazo.

Partindo do pressuposto que as pessoas se sentem mais dispostas a comprar determinados produtos e/ou serviços em algumas datas do ano, o empreendedor deve planejar-se para as datas comemorativas, bem como estabelecer um calendário promocional para todo o ano.

Para isso, fique atento a alguns pontos:

  • defina seu público-alvo e direcione para quem vender;

  • ofereça produtos personalizados, ou melhor, saiba o que vender em datas comemorativas;

  • defina boas estratégias para aproveitar as oportunidades das datas;

  • treine e capacite a equipe para vender;

  • invista em uma vitrine criativa e com opções de produtos, de modo a atrair, conquistar e manter os clientes;

  • utilize a comunicação para chamar a atenção do seu público.

Defina o tema

A ideia não é copiar, mas identificar onde a concorrência deixa a desejar, para explorar ao máximo as oportunidades. Criar categorias específicas para as vitrines, com produtos personalizados, é a chave para um ticket médio muito mais alto.

Definir o tema da vitrine com base no calendário já realizado é um dos primeiros passos para uma boa estratégia de vendas em datas comemorativas e deve servir como pilar no processo de comunicação, seleção de produtos, precificação, etc.

Pense que, enquanto as compras comuns e do dia a dia estão centradas em resolver um problema atual, as de determinadas datas comemorativas estão buscando uma satisfação, ou seja, têm um apelo emocional.

Por isso, explore ao máximo as possibilidades e demonstre que os produtos foram escolhidos a dedo para garantir o presente certo conforme a data. Produtos diferentes expostos na vitrine podem ser a chave para chamar a atenção.

Harmonize os temas expostos

Investir em uma vitrine criativa para atrair consumidores em datas comemorativas é uma das opções para vender mais e aproveitar a oportunidade de se destacar da concorrência.

No entanto, é necessário determinar o mix de produtos ideais a serem oferecidos para os clientes. Uma vitrine bem montada é capaz de convencê-los a entrar na loja. Ou seja, uma vitrine visualmente harmoniosa é capaz de estimular o consumidor a decidir sua compra. Basta planejar e usar a criatividade.

Agora que você já está por dentro da importância de investir nas datas comemorativas e seus benefícios, entre em contato e conheça nossos produtos!