O primeiro contato que o cliente tem com uma marca, muitas vezes, é por meio da vitrine da loja. É o momento em que ele toma consciência dos valores, ideias e produtos dessa marca. Uma boa vitrine não apenas desperta o interesse, ela é decisiva em levar o cliente à compra. Pensando nisso, preparamos para você uma lista com dicas de decoração de vitrines para loja. Aplique no seu negócio agora mesmo!

1. A vitrine não precisa expor apenas a coleção de produtos

Aproveite do espaço da vitrine para pôr também elementos referentes ao universo da marca. No caso de moda infantil, posicione pequenos itens ou brinquedos, cortinas, adereços coloridos e chamativos. No caso de moda praia, uma prancha, banquetas de madeira, caixas de som com músicas temáticas e assim por diante. É possível combinar elementos e manequins a fim de contar uma história própria. Mas lembre-se de dar destaque ao que você quer vender e não aos elementos adjacentes.

2. Harmonize a vitrine evitando excessos

A vitrine, além de expor os produtos, serve como um lugar de expressão dos valores da sua marca, mas tenha em mente que esse é um espaço limitado, em que a mensagem final precisa ser, antes de tudo, rápida e clara. O uso de elementos e adereços é positiva, quando não “briga” ou torna a imagem confusa, difícil de ser compreendida.

Evite usar muitas cores contrastantes. Escolha uma cartela de tons próximos e use uma ou, no máximo, duas cores vibrantes. Ótimos adereços para completar possuem iluminação e cor sóbria.

3. Tenha atenção máxima aos manequins

Os manequins são o ponto central da vitrine, logo, eles devem brilhar! Produza-os bem, escolha as melhores peças. Dica: manequins claros com roupas mais escuras tornam eles mais memoráveis. Manequins escuros com roupas claras ou chamativas é outra boa combinação. Posicione-os numa altura adequada. 

Saiba também que tão importante quanto produzi-los é escolher manequins de boa qualidade, com alta resistência. Uma vez que não são produtos baratos e que precisam durar um longo tempo.

4. Crie vitrines temáticas e especiais

Aproveite as estações e diversas festividades que ocorrem no decorrer do ano para atualizar elementos, produtos e adereços dos manequins. Por exemplo, o inverno cai bem com decorativo de espuma branca que imita neve; para o natal, caixas de presentes, adereços vermelhos e prateados, etc. Lembre-se de manter a harmonia.

5. Mantenha um planejamento de vitrine

Se você acompanhou o post até aqui, já entendeu a importância da vitrine para o seu negócio. Portanto, crie um planejamento, se possível, anual. A vitrine precisa ser parte da estratégia de marketing da empresa: deve estar alinhada com a proposta do negócio, com as campanhas de comunicação e com os valores da marca. É bom ter uma pessoa especializada ou treinada que busque referências e seja responsável por ela. Também é interessante uma verba à parte, afinal, as vitrines são um investimento de marketing!

Seguindo essas cinco dicas, não tem como você errar na hora de montar vitrines para loja. Se tiver ainda alguma dúvida ou quiser mais informações, entre em contato com a gente.