Guia completo de como montar uma loja

Foto uma fachada de loja moderna com grandes vitrines exibindo produtos variados. A entrada está convidativa. O céu é da cor rosa do nascer do sol sugerindo um novo começo ou um dia promissor. No primeiro plano, uma jovem empreendedora está olhando orgulhosamente para sua nova loja, refletindo a realização de um sonho depois de entender como montar uma loja.

Iniciar um empreendimento no Brasil é uma jornada repleta de desafios e oportunidades, especialmente quando se trata de como montar uma loja. Este guia completo foi pensado para orientar você, futuro empresário, a navegar pelas águas do comércio com confiança e estratégia.

Segundo o Mapa de Empresas do Governo Federal, foram abertas 1.331.940 empresas no Brasil no primeiro quadrimestre de 2023. No entanto, também foram fechadas 736.977 empresas, o que revela o desafio de montar um pequeno negócio no Brasil.

No período analisado 93,7% das empresas abertas no país eram microempresas ou empresas de pequeno porte. O que revela a iniciativa de milhares de brasileiros de obter uma renda extra a partir do próprio negócio ou simplesmente deixar a CLT para empreender.

Montar uma loja pequena com recursos limitados requer planejamento, para que possa equipar o espaço de modo que fique funcional, elegante e atraia clientes. Além disso, o planejamento dá direcionamento sobre as ações que devem ser adotadas para que se tenha vendas desde o começo da empresa.

Diante da complexidade de empreender, trouxemos alguns apontamentos e sugestões relevantes para te auxiliar a tomar decisões assertivas. Tendo em vista que, elas serão fundamentais para que a empresa possa ter um negócio lucrativo.

Além disso, trouxemos também dicas da nossa equipe Comac, que é especialista em auxiliar empresários a mobiliar seus negócios e tem mais de 10 mil clientes cadastrados e por volta de 20 mil clientes atendidos, sejam lojas ou escritórios. Atuando no mercado desde 1984, a Comac tem a expertise necessária para auxiliar os empreendedores iniciantes.

Como montar uma loja? Passo a passo

Montar uma loja, seja qual for o nicho de atuação, requer um passo a passo para que nenhum ponto seja esquecido e o negócio seja bem estruturado desde o começo, confira os passos que não podem ficar de fora do processo de abertura de sua loja:

1.    Defina o Nicho de Mercado e Público-Alvo

Descobrir como montar uma loja começa muito antes de abrir as portas ao público; inicia-se no momento em que um empreendedor identifica uma lacuna no mercado que pode ser transformada em uma oportunidade de negócio.

Então, para começar um negócio, é importante fazer uma análise de mercado para identificar oportunidades e nichos rentáveis. Muitos empreendedores começam o negócio ao perceberem essas oportunidades em suas próprias experiências de compra.

Por exemplo, uma mulher obesa percebe que em sua cidade não existem lojas focadas em roupas femininas com belo design em tamanhos acima do manequim 44. Percebendo que ela se sente frustrada com a falta de peças e suas amigas também relatam o mesmo problema, a empreendedora acabou de identificar uma oportunidade.

A partir de então, ela já tem um público-alvo definido: mulheres que vestem acima de 44. Com maiores pesquisas, é possível identificar se é um nicho rentável, quais serão as oportunidades aproveitadas pelo empreendedor e se realmente vale a pena investir.

Para identificar um nicho de mercado e público-alvo visando um negócio lucrativo, é necessário usar fontes confiáveis como IBGE e outras ferramentas onde poderá obter informações e estatísticas que darão poderosos insights para direcionar a criação de seu negócio.

2.    Faça um plano de Negócios

O próximo passo para montar sua loja é justamente fazer um plano de negócios detalhado. Será preciso descrever sua ideia de negócio, qual é sua missão no mercado, quais são os valores da empresa e a visão de longo prazo.  Além disso, é importante aproveitar sua pesquisa anterior para montar a análise do mercado no qual pretende se inserir.

Descreva os principais concorrentes, público-alvo da empresa, mercado e todos os detalhes relevantes. Essas informações são úteis para pautar a tomada de decisões estratégicas para seu negócio. Na sequência desenvolva o plano de marketing, traçando as estratégias para atrair e reter clientes desde o começo do negócio.

Em seguida, faça um plano operacional, com a descrição da estrutura da loja, processos operacionais e profissionais que serão contratados. Conclua o processo desenvolvendo o plano financeiro analisando projeções de receitas, despesas e fluxo de caixa, com o objetivo de analisar a viabilidade financeira do negócio antes de efetivamente abrir a loja. Essa análise é fundamental para evitar prejuízos.

3.    Escolha do Ponto Comercial

A escolha do ponto comercial deve ser feita com base no tipo de produto que deseja vender e no público que deseja atingir. É um processo estratégico, que deve priorizar o fácil acesso e a visibilidade para que a empresa tenha facilidade de alcançar seu público consumidor.

É válido ressaltar que dois dos principais desafios enfrentados pelos lojistas, notados recentemente pela nossa equipe Comac, ao montarem ou reformarem seus ambientes comerciais, são: dificuldades de saber o que vai caber no espaço disponível e a quantidade de produtos que vai conseguir expor. Então, os empreendedores devem considerar esse aspecto ao escolherem um ponto.

Um outro detalhe importante de se avaliar é o custo do aluguel em relação ao potencial de vendas que o local oferece. Por exemplo, os shoppings costumam ter grande circulação de pessoas dispostas a efetuar compras, mas justamente por isso o custo de aluguel é mais alto.

Fazendo a análise de custo versus benefício oferecido, é possível identificar quais são as melhores opções de pontos comerciais disponíveis em sua região, visando tomar uma decisão que traga bons resultados e impacte diretamente nas vendas diárias.

4.    Regularize o Negócio

Entender como montar uma loja vai além da concepção de um espaço físico e da seleção de produtos; trata-se também de navegar pelo mar de burocracias e regulamentações necessárias para operar legalmente. Assim, para um negócio funcionar legalmente, é importante obter o CNPJ da empresa e as inscrições estaduais/municipais se necessário.

Além disso, é importante lembrar que a empresa pode precisar de alvará de funcionamento e outros alvarás específicos do segmento de atuação, como a licença de funcionamento obtida com a vigilância sanitária para empresas do ramo alimentício, por exemplo.

As lojas físicas também precisam de alvará do corpo de bombeiros, atestando que as instalações não oferecem riscos aos trabalhadores e clientes. Um contador pode auxiliar na obtenção de toda a documentação.

5.    Estruture a Loja

Uma loja deve ser bem estruturada e decorada para que os produtos fiquem visíveis e o cliente possa sentir desejo de passar tempo no espaço, experimentar os itens e adquirir tudo aquilo que está vendo. Quem deseja economizar deve evitar lojas que demandam muita reforma.

Portanto, é importante comprar móveis, balcões, prateleiras, manequins e ter um projeto coerente e elegante. Justamente para que tudo no espaço seja agradável, belo e propicie o interesse do cliente em adquirir os itens disponíveis.

A Comac trabalha com móveis de qualidade, faz projetos personalizados e ajuda a otimizar cada cantinho da loja para que seja possível ter um ambiente que ajuda a vender muito mais todos os dias. Afinal, encantando o cliente é natural que ele queira comprar.

Banner com parte sendo uma foto de uma loja de roupas e outra uma parte branca com a frase "monte sua loja com a Comac" para o cliente fazer um projeto de loja em azul e um botão para WhatsApp.

1.    Monte um estoque Inicial

Aprender como montar uma loja envolve uma série de etapas estratégicas, sendo uma das mais cruciais a montagem de um estoque bem planejado. A seleção cuidadosa de produtos, a parceria com fornecedores de confiança e a gestão eficiente de inventário são pilares que sustentam o sucesso de uma loja.

Dessa maneira, montar o estoque de uma loja de roupas é fundamental para que a coleção tenha coerência e isso contribua para que todos os clientes comprem mais de uma peça sempre que visitam a loja. Afinal, ter um ticket médio alto é fundamental no mercado.

Sendo assim, pesquise fornecedores confiáveis, que oferecem boas condições de pagamento para as peças e que entregam nos prazos. Lembre-se de diversificar as numerações das peças e perceber na prática quais são as peças que vendem com maior facilidade para as próximas compras se tornarem mais assertivas.

A gestão de estoque é uma das etapas mais desafiadoras de ter uma loja de roupas. Principalmente por causa da compra de peças com a numeração adequada para seu público. No entanto, com dedicação e um bom sistema de gestão o processo se torna mais simples.

2.    Contrate Funcionários

Buscar profissionais qualificados para atender seus clientes é fundamental. Tendo em vista que, um atendimento de qualidade fideliza e encanta. Portanto, é útil investir em treinamento na medida do possível e na contratação de equipe com experiência.

É possível começar seu negócio já privilegiando a contratação que favorece a diversidade na empresa, para que a equipe seja capaz de atender todas as demandas dos clientes. Além disso, os consumidores vão se sentir representados na equipe diversa.

Portanto, a contratação é uma etapa estratégica. Normalmente os pequenos negócios começam com poucos funcionários. É possível contratar o funcionário como CLT ou fechar parcerias estratégicas contratando pontualmente especialistas que atendem como PJ para auxiliar a impulsionar sua loja.

3.    Crie estratégias de Marketing e Publicidade

É importante criar estratégias para divulgar a informação da abertura da loja, divulgando os produtos e se comunicando diretamente com o público-alvo do negócio. Quando há orçamento, é muito importante contratar bons profissionais para tal.

Um detalhe que muitos não consideram e pode ser, consequentemente, um diferencial é a utilização de técnicas de vitrinismo e visual merchandising que são utilizadas por muitas marcas famosas, mas que quase ninguém entende.

No entanto, se não há possibilidade de investir, crie redes sociais da empresa, faça fotos caprichadas dos produtos e legendas informativas. Considere divulgar com antecedência promoções de inauguração para atrair os primeiros clientes da loja.

Dessa forma, é possível começar uma divulgação na região, capaz de trazer os primeiros clientes para a loja e gerar as primeiras interações e vendas. Mesmo com baixo orçamento é preciso investir em marketing e publicidade.  

Assim, compreender como montar uma loja é um processo que vai além da estrutura física e engloba todos os intangíveis como uma equipe competente e a implementação de estratégias de marketing e publicidade eficazes. Então, seja através da contratação de funcionários dedicados ou da parceria com especialistas, é essencial que cada passo seja dado com o objetivo de fortalecer a presença do negócio no mercado.

4.    Elabore uma Inauguração

É sempre interessante organizar um evento de abertura para inaugurar a loja. Tendo em vista que, o evento atrai as primeiras pessoas que tendem a realizar as primeiras compras dentro da loja.

Trazer pessoas convidadas para o evento e que estejam dispostas a comentar sobre a inauguração da loja é uma forma de ampliar a visibilidade do negócio. Afinal, o burburinho a respeito da abertura é importante, para impactar mais pessoas e divulgar a empresa.

Portanto, é útil ter uma estratégia ao divulgar a abertura do negócio, chamando pessoas que tenham capacidade de trazer visibilidade para a marca. Justamente com o intuito de ter um movimento de vendas desde o início da loja. 

Dúvidas

Veja abaixo algumas das dúvidas mais comuns relacionadas ao tema:

Quem é MEI pode ter loja física?

Eu Sim. Quem é MEI pode ter uma loja física com até um funcionário trabalhando no negócio para auxiliar.

Quanto custa montar uma loja pequena?

O Iniciar o próprio negócio é um marco importante e a pergunta “como montar uma loja” é apenas o começo de uma jornada empreendedora. Um dos primeiros e mais decisivos passos é entender os custos envolvidos e isso ocorre na etapa de planejamento de plano de negócio.

É válido destacar que o custo de montar uma loja pequena vai depender da região onde o negócio está sendo aberto e uma série de outros detalhes, trouxemos uma simulação de custos em São Paulo para te ajudar, confira:

ItemDescriçãoCusto Estimado (R$)
Aluguel do EspaçoValor mensal para alugar um espaço comercial.1.800 – 5.000
Reforma e DecoraçãoCustos para adequar e decorar o espaço e a fachada.2.000 – 20.000
Estoque InicialCompra de roupas para iniciar as vendas.3.000 – 15.000
Móveis e EquipamentosBalcões, prateleiras, manequins, caixa registradora, etc.4.000 – 10.000
Sistema de GestãoSoftware para controle de estoque, vendas e finanças.79,90 – 500/mês
Marketing e PublicidadeInvestimento inicial em divulgação.100 – 5.000
Capital de GiroDinheiro para manter a loja funcionando nos primeiros meses.2.000 – 20.000
Licenças e AlvarásCustos para regularizar o negócio.700 – 3.000
Treinamento de FuncionáriosCustos com treinamento de novos funcionários.300 – 2.000
Despesas DiversasÁgua, luz, internet, telefone, etc.300 – 4.000/mês
SeguroSeguro para proteger o negócio contra imprevistos.150 – 200/mês
Total EstimadoSoma de todos os custos.14.429,90 – 84.7 00

O que posso abrir com 10 mil reais?

É possível abrir uma pequena loja de calçados com apenas 10 mil, cortando custos e iniciando o negócio como MEI, por exemplo. Que tem custos de abertura mais baixos por dispensar diversas burocracias junto aos órgãos fiscalizadores. Além disso, um estoque relativamente pequeno é capaz de possibilitar as primeiras vendas. A loja alugada deve ser pequena, aproveitando cada espaço para exibir os produtos e atrair a atenção dos clientes e propiciar as primeiras vendas.

O que posso abrir com 30 mil reais?

É possível abrir uma loja de roupas masculinas casuais com 30 mil reais, oferecendo um estoque diverso em um ambiente pequeno e acolhedor. Com um bom projeto a loja ficará elegante e funcional mesmo com o corte de alguns custos básicos na montagem do negócio.

Além disso, à medida em que as vendas vão acontecendo é possível reinvestir, ampliando o estoque da empresa e trazendo novidades para continuar atraindo os clientes da região. É possível abrir uma loja em espaço pequeno para reduzir os custos iniciais do funcionamento.

Qual o melhor ramo para empreender?

É normal querer saber qual é o ramo ideal para empreender quando se está pensando em como montar uma loja. Todavia, o Brasil é um país com inúmeras oportunidades e, frequentemente, o negócio mais lucrativo em São Paulo não é igual ao do Rio Grande do Norte, por exemplo.

Para escolher um ramo lucrativo é importante pesquisar o mercado no qual deseja montar o seu negócio. Justamente para atender uma demanda existente e oferecer produtos e soluções que as pessoas estão buscando. Dessa forma, as vendas são facilitadas e o lucro se torna algo natural.

Além disso, a dedicação e a paixão pelo negócio, diferenciação dos produtos e serviços também são fatores que vão pesar. Portanto, vale a pena buscar oportunidades em áreas nas quais o empresário já tem afinidade, visando facilitar o processo de empreender.

Que tipo de negócio abrir em 2024?

É importante perceber que alguns nichos são tendências de mercado. Por isso, oferecem mais oportunidades para empreendedores iniciantes. Algumas das melhores ideias de negócios físicos para abrir em 2024 no Brasil são:

  • Loja de produtos sustentáveis;
  • Clínica de saúde e bem-estar;
  • Restaurante ou lanchonete com delivery;
  • Loja de tecnologia;
  • Agência de turismo;
  • Salão de beleza e estética;
  • Pet shop.

No entanto, é importante lembrar que o sucesso de um negócio depende de diversos fatores, como mercado, público-alvo, concorrência, estratégia e gestão. Portanto, agora que você já sabe como montar uma loja passo a passo e quais mercados são tendência, estude e se dedique ao processo para abrir seu negócio.

Sobre a Comac

Fundada em 24 de setembro de 1984 na charmosa cidade de Cianorte, Paraná, a Comac evoluiu com o compromisso de agregar valor, qualidade e bom gosto às lojas de comerciantes que atende.

Dessa maneira, com mais de 30 anos de experiência, a Comac se consolida como uma marca que preza pela excelência no que produz e pelo comprometimento no que oferece. Seja para o seu escritório ou para a sua loja, temos a solução perfeita para você.

Venha fazer parte da nossa história e descubra o que é ser COMAC.

Entre em contato e surpreenda-se com o que podemos oferecer.

sac@lojacomac.com.br

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