Passo a passo de como montar uma loja de roupas física e virtual

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Foto de uma loja de roupas com ambiente clean, em tons pasteis. Na imagem é possível ver roupas expostas em cabides e calçados expostos em prateleiras

Tempo de leitura: 30 minutos

Deseja saber como montar uma loja de roupas? O triunfo do empreendedorismo tem sido responsável por grandes mudanças no bom funcionamento do mercado global, uma vez que, é possível alcançar o sucesso e mudar de vida com o seu próprio negócio.

Porém, é preciso ter a consciência de que para empreender, é preciso pensar, elaborar e planejar bem, para assim, obter sucesso.

Pensando nisso, o presente artigo trouxe algumas dicas de como montar uma loja de roupas, visando em como corrigir erros, garantir o retorno financeiro e dar ao projeto um crescimento à longo prazo.

1.    Estabeleça um planejamento e um bom plano de negócio

Para montar uma loja de roupas de sucesso, é essencial que o empreendedor esteja familiarizado com as principais diretrizes e procedimentos relacionados à abertura de uma empresa.

Ao estabelecer um bom plano de negócios, faça estimativas precisas de custos, análises de mercado e planeje tudo, antes mesmo de abrir a loja.

As estimativas para custos devem considerar possíveis despesas, tais como: pagamento de salários, aluguel de imóvel, compra de equipamentos, softwares e outros.

Além disso, um contador ou assessor fiscal pode ser extremamente útil para ajudar na parte contábil, algo que é extremamente importante.

Como montar um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que define todos os aspectos da sua empresa: seu objetivo; seu produto/serviço; e seu plano de marketing.

Para montar um plano de negócios, primeiro é necessário:

  • Descrever a sua empresa;
  • Criar a visão para a sua empresa;
  • Descrever a missão, os serviços e a equipe.

Depois dessas etapas, você precisa criar os objetivos: mensuráveis e realistas. Ao defini-los, é hora de detalhar a estratégia de negócios, criando um plano de marketing, incluindo o orçamento.

Verifique a concorrência e analise os possíveis desafios.

Por último, elabore um orçamento operacional. Certifique-se de rever tudo e revisar periodicamente o plano sempre que necessário

É fundamental, antes do empreendedor tomar a decisão de abrir seu negócio, que avalie se ele está alinhado aos seus objetivos empresariais, financeiros e especialmente os objetivos pessoais.

“É necessário elaborar dois demonstrativos de suma importância primeiro para checar se há viabilidade econômica do ponto de vista do lucro, apresentado no Demonstrativo de resultado do Exercício para 3 anos, e segundo para verificar a empresa terá fôlego necessário para passar por um período até que o negócio consiga ganhar escala, nesse caso Demonstrativo de Fluxo de Caixa dará essa resposta. O que mata as empresas não é a falta de lucro, mas sim a falta de caixa”. Comenta Luiz Claudio Melo sócio e especialista em gestão de varejo da 360 Varejo Consultores.

“Importante também desenhar a proposta de valor para sua empresa. Por qual motivo sua loja de roupas vai conquistar clientes dispostos a pagar por seus produtos e serviços? Você oferece mais do mesmo, para os clientes de sempre, ou você consegue ter um diferencial? Você sabe exatamente por quais meios chegar a seus clientes? O momento da montagem do plano de negócios é crucial para você, empreendedora e empreendedor, responder a estas perguntas”, ressalta Renato Avó, sócio e especialista em gestão de varejo da 360Varejo Consultores.

Como fazer uma pesquisa de mercado para abrir uma loja de roupa?

  1. Determine o segmento de público-alvo da loja: considere fatores como faixa etária, gênero, localização, estilo de vida e outros parâmetros relevantes;
  2. Estude os hábitos de consumo do público-alvo: faça uma pesquisa para entender seus gostos e costumes de compra;
  3. Estude o mercado: veja as tendências de moda, preços e produtos oferecidos por outros varejistas;
  4. Faça uma avaliação da concorrência: observe quais são os destaques e desafios dos concorrentes em relação aos preços, serviços, localização, variedade de produtos etc.;
  5. Estabeleça as metas e objetivos da loja: determine o mix de produtos a oferecer, quais marcas, quais preços e a promoção de serviços.

Como fazer uma análise de concorrência no setor de roupas para abrir uma loja de roupas?

  1. Elabore uma lista dos principais concorrentes: pesquise em sites de busca comerciais para identificar possíveis concorrentes, verifique anúncios de rua, visite lojas de roupas e leia as revisões on-line dos clientes;
  2. Estude o mercado: identifique as tendências de moda atuais e experiência com os principais concorrentes. Observe o tipo de roupa que eles oferecem, as quantidades variadas disponíveis, quais são os materiais e quais são os preços. Além disso, procure entender os níveis de serviço e qualidade que eles oferecem.
  3. Descubra a força da marca: perceba a quantidade de presença e força na comunidade que seus concorrentes desfrutam. Estime a quantidade de vendas que eles possuem e faça pesquisas on-line para definir o feedback dos clientes;
  4. Defina o seu próprio negócio. Agora que você sabe quais são as forças de seus concorrentes, você pode definir as suas próprias forças. Tome o cuidado necessário para tornar o seu negócio único, otimizando-o para destacar-se entre a concorrência. Procure estabelecer relações de longo prazo com os fornecedores, propor preços competitivos e oferecer produtos de qualidade superior.
  5. Faça ajustes: verifique se todas as palavras-chave (produtos, serviços, promoções, marketing etc.) do seu negócio estão combinadas para atender as expectativas do seu público-alvo. Não hesite em ajustar o seu negócio de acordo com qualquer coisa que seus concorrentes façam bem.

2.    Regularize o seu negócio

Em 2018, o Sebrae realizou o estudo “Retrato da Micro e Pequena Empresa 2018” que concluiu que pequenas empresas responderam por 97,2% dos negócios registrados no Brasil.

Isso é um sinal positivo, já que indica que esse tipo de negócio está em crescimento e que pode ser uma possibilidade interessante para aqueles que desejam empreender.

Além disso, o estudo também mostra que a micro e pequena empresa representam 83,5% dos empregos formais no país. Esses dados servem como um incentivo para que novos empreendimentos de varejo sejam criados, visto que essa é uma ótima oportunidade de criação de emprego.

A regularização de um negócio é extremamente importante para que agrade ao cumprimento das leis, realize o pagamento correto de impostos e crie um relacionamento de confiança entre empresa e cliente.

Isso auxilia na criação de uma estrutura segura para as operações comerciais, ajuda a evitar disputas judiciais e garante o retorno de investimento.

Ademais, é possível que o empreendedor acesse benefícios oferecidos pelo governo, como auxílio para viabilizar a sua loja de roupas.

Por fim, muitas companhias aceitam somente contratos de empresas legalmente estabelecidas, o que aumenta o alcance das operações da loja.

Problemas de uma loja de roupas informal

A legalização da empresa é imprescindível para evitar problemas futuros. Se o empreendedor não fizer isso, ele poderá:

  • Ser penalizado com multas pesadas;
  • Ter problemas com fornecedores que não querem trabalhar com empresas ilegalizadas;
  • Ser impedido de participar de licitações;
  • Se o empreendedor for responsabilizado por algum dano à terceiros, poderá ter dificuldades para arcar com os danos (esses eventuais danos serão muito mais complicados de serem resolvidos em caso de empresa ilegal);
  • Ter problemas de credibilidade por não legalizar o negócio e a insatisfação dos consumidores;
  • Os clientes podem se retrair em relação às compras;
  • A loja virtual pode ter problemas em relação ao Reclame Aqui e outros serviços de queixa.

Fora todos os problemas legais envolvidos na abertura de uma empresa, o empreendedor deve estar habituado com as leis tributárias que regem o mundo do empreendedorismo.

Se você está aprendendo a como montar uma loja de roupas, é importante que se tenha a consciência de que, como empreendedor, há obrigações fiscais que precisam ser cumpridas no tempo e na forma correta.

É importante que se tenha a consciência de que, como empreendedor, há obrigações fiscais que precisam ser cumpridas no tempo e na forma correta.

Além disso, a empresa deve apresentar o imposto de renda devido, junto ao recolhimento das contribuições especificas para outras entidades, como Previdência Social

Passo a Passo para abrir uma loja de roupas física

  1. Registre o CNPJ da empresa: é necessário entrar no portal da Receita Federal, preencher os documentos e formalizar o registro da empresa;
  2. Abra uma conta bancária: cada empresa precisa abrir uma conta bancária em nome dela para a realização de negócios financeiros;
  3. Escolha o local da loja: é primordial pesquisar a qualidade do lugar para alugar ou comprar um imóvel e conseguir alvarás e licenças do município;
  4. Compra de produtos: com o espaço já preparado, chegou o momento de escolher os fornecedores que serão responsáveis pela aquisição dos produtos da loja;
  5. Divulgação: é o momento promover a divulgação da loja através de mídias digitais ou não.

Passo a Passo para abrir uma loja de roupas virtual

  1. Escolha da plataforma: escolha uma plataforma e-commerce, como Shopify, Woocommerce, Magento, loja integrada etc;
  2. Registro de domínio: registre um domínio para o seu site, este domínio precisa estar associado a plataforma escolhida.
  3. Escolha de tema: escolha um tema para o seu site, que faça sentido para o seu negócio de roupas.
  4. Criação do catálogo: crie um catálogo de produtos, incluindo descrições, preços, imagens etc.
  5. Configuração de meios de pagamento: escolha os meios de pagamento que serão disponíveis na loja;
  6. Divulgação: assim como para a loja física, é importante realizar a divulgação do site para atrair clientes. As principais formas de divulgação são meios digitais, como as otimizações de SEO, redes sociais e links patrocinados do Google ADS.

Outras preocupações com a abertura da loja

  • Escolha de um bom contador;
  • Escolha do CNAE indicado;
  • Licenças e autorizações para loja de roupas;
  • Normas trabalhistas para pequenos negócios;
  • Registro de empresa para loja de roupa.

“Embora seja absolutamente importante que o empreender atenda seus clientes em vários canais da mesma forma é importante a compreensão que vender através do e-commerce traz desafios mais complexos. Assim como é necessário elaborar um plano financeiro para a loja física para o e-commerce também é fundamental sua elaboração antes de contratar qualquer solução tecnológica. Existe um mito que o e-commerce se trata apenas de plataforma e marketing digital. Absolutamente não se trata só disso, pois a operação de uma loja virtual exigirá uma expertise que muitas vezes o empreendedor não possui. Um cliente insatisfeito no e-commerce pode causar um dano para a marca muito maior que o cliente da loja física”, diz Luiz.

3.    Escolha o melhor local para abrir sua loja de roupas

A localização da loja de roupas é muito importante para o sucesso comercial da empresa. Quando bem escolhida, o investimento terá resultados melhores do que se não fosse considerada.

Um estudo realizado pelo Harvard Business Review em 2017 indicou que este fator foi importante no crescimento em vendas da varejista de roupas Bonobos, que investiu em localizações estratégicas, como locais de alto fluxo de tráfego e estações ferroviárias.

Com isso, a loja conseguiu aumentar em 20% o dobro do custo das vendas na maioria de suas lojas físicas.

Além do estudo do Harvard Business Review, um outro indicativo de que a localização é primordial para uma loja de roupas é a quantidade de lojas de roupas em áreas próximas às grandes metrópoles.

Isso porque existem mais pessoas dispostas a comprar, e os locais escolhidos servirão.

Qual é o melhor local para uma loja de roupas dentro de um shopping?

O melhor local para uma loja de roupas em um shopping é uma área com maior fluxo de pessoas, normalmente localizada no centro do shopping.

Além disso, localize a loja próxima a áreas de maior visualização, como os quiosques das principais lojas do shopping ou próxima a lojas que costumam atrair seu público-alvo.

Por fim, verifique se estão disponíveis locais com entrada direta do estacionamento ou cinema, que ajudará a aumentar o fluxo de clientes.

Primeiramente, é recomendado que a loja escolhida esteja localizada em um lugar de alto fluxo de tráfego. E, em segundo lugar, é interessante que a loja seja construída próxima ao segmento de roupas do shopping.

Qual é a melhor localização para uma loja de roupas em uma galeria?

A melhor localização para uma loja de roupas em uma galeria varia de acordo com o público que se espera atrair.

Por exemplo, se o objetivo é atrair pessoas jovens, escolha uma localização próxima a outras lojas que vendem roupas ao estilo juvenil ou em uma área ativa como a perto da cafeteria.

Se o objetivo é atrair um público mais adulto, escolha uma localização próxima a outras lojas de roupas mais formais.

Se a loja tiver um mix de roupas para todas as faixas etárias, escolha uma localização central, o que contribuirá para atrair pessoas de várias faixas etárias.

A localização é, na verdade, mais crítica, pois a galeria tem um pequeno espaço. O ideal é escolher uma área de alto fluxo de tráfego, pois ela terá mais pessoas passando e aumentará as visitas da loja.

Atenção

Tenha cuidado com as vizinhanças, se estiver muito próxima de lojas concorrentes, pode ser uma boa escolha para ter mais destaque.

É importante também pensar na arquitetura e nas reformas necessárias para aproveitar da melhor forma o espaço disponível.

Qual é a melhor localização para um box de roupas em terminal de metrô, trem ou ônibus?

A localização ideal para um box de venda de roupas em um grande terminal de transportes é a área de maior fluxo de pessoas, preferencialmente próxima às entradas do terminal ou em frente à saída das catracas.

É importante que o box seja visível para que potenciais clientes possam ter acesso à loja e se interessar pelos produtos.

Parcerias com outras empresas podem ser uma boa opção para atrair mais visitas. Ofereça aos clientes um ambiente seguro e aconchegante para eles se sentirem à vontade para experimentar os produtos.

Investir em uma boa iluminação e decoração adequada fazem toda a diferença. Por fim, mantenha o acompanhamento da concorrência para se ter em mente as últimas tendências existentes na área.

Qual é a melhor localização para uma loja de roupas de rua?

Os melhores locais para uma loja de roupas no meio da rua são áreas com bom fluxo de transeuntes, particularmente onde há outras lojas de moda ou estabelecimentos comerciais.

Esses locais permitem que a loja atinja um maior número de pessoas de forma eficiente enquanto pode compartilhar do fluxo de clientes de outras lojas da área.

Quaisquer locais próximos às principais ruas e avenidas da cidade, além de locais adicionais de grande fluxo de pessoas, são excelentes possibilidades.

Os compradores terão prioridade de acesso aos setores de maior movimento, o que pode significar muitas vendas ao longo do dia.

Por fim, para que o estabelecimento seja verdadeiramente adequado, é necessário acompanhar a inflação dos preços exigidos pelo estabelecimento para o aluguel da loja e realizar parcerias com outras lojas para atrair mais clientes.

Desta forma, a combinação destes fatores permitirá ao dono da loja posicionar seu negócio de forma bem avaliada.

4.    Marketing e Vendas

Criação da marca e identidade visual

A criação da marca e identidade visual de uma loja de roupas é um aspecto fundamental para o seu sucesso e um dos principais elementos do marketing de marca.

A marca deve transmitir os valores e a principal mensagem da empresa de maneira clara, expressar uma imagem de qualidade, credibilidade e ser diferente dos concorrentes.

A criação da marca inclui elementos como: o logotipo, cores e fontes. Finalmente, recomenda-se que a marca esteja presente em todos os aspectos das campanhas e da comunicação da loja de roupas, para que ela seja reconhecida facilmente pelo seu público-alvo e aumente o sucesso da sua estratégia de marketing.

Estratégias de marketing

Para ter sucesso e aumentar as vendas, a loja deve conhecer o próprio público-alvo e as necessidades dos seus clientes.

Um dos principais passos é entender o layout da loja e estudar qual o melhor jeito de organizar as vitrines e as prateleiras de modo que chame a atenção e aumente o interesse em comprar.

A criação de campanhas publicitárias e de relacionamento com o cliente também são estratégias importantes para destacar os produtos.

Uma loja também pode se beneficiar com ferramentas de análise de dados, para obter informações sobre os principais comportamentos de compra do público-alvo, assim como o que pode ser feito para atender melhor os seus desejos.

Atendimento personalizado

Padronizar o atendimento e fidelizar clientes são dois aspectos fundamentais para o sucesso e aumento das vendas de produtos. Para ter êxito, o público-alvo precisa se sentir bem acolhido e saber que ao chegar na loja seus problemas serão resolvidos.

Tem que ter um padrão de atendimento, em que os funcionários saibam como tratar os clientes. A padronização envolve ter políticas de atendimento claras, treinar os funcionários e incentivar cada vez mais uma abordagem amigável e profissional.

Para a fidelização dos clientes, ações como criar um programa de fidelidade, sorteios e brindes, participação em eventos, cupons e descontos são algumas das formas de melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar a sua satisfação.

Além disso, também é importante que a loja mantenha contato com o cliente com dados atualizados e a divulgação de ofertas especiais, embasada em uma comunicação clara e objetiva.

WhatsApp

O uso do WhatsApp é cada vez mais comum para o marketing de uma loja de roupas. Por meio dele, é possível estabelecer um relacionamento mais próximo e direto com os clientes, além de compartilhar informações sobre as novidades da loja, ofertas exclusivas, descontos e outras ações de fidelização.

Mas cuidado. Segundo Renato Avó, “cuidado para não exagerar no volume e periodicidade de mensagens no seu WhatsApp corporativo. Use-o como ferramenta de proximidade com seus clientes, e não como problema para eles. Não há nada mais comum do que clientes que simplesmente ignoram mensagens comerciais pelo WhatsApp. E outro detalhe: o WhatsApp deve ser do teu negócio, jamais o seu pessoal”.

Atendimento em casa

Outra ótima estratégia é o envio de mostras de produtos para as casas dos clientes, para que eles possam experimentar as roupas. O intuito é fazer com que o indivíduo se sinta ainda mais confortável para realizar suas compras e obter uma experiência única.

5.    Equipe a sua loja

Antes de colocar em prática os conhecimentos do artigo “como montar uma loja de roupas’, é indispensável estabelecer o público-alvo que foi previsto no primeiro item sobre o planejamento e plano de negócios. Essa etapa é fundamental para se ter uma ideia de quais produtos serão vendidos e quais móveis serão escolhidos.

Antes de começar a equipar uma loja de roupas, é indispensável estabelecer o público-alvo que foi previsto no primeiro item sobre o planejamento e plano de negócios. Essa etapa é fundamental para se ter uma ideia de quais produtos serão vendidos e quais móveis serão escolhidos.

Interessado(a) em descobrir mais sobre móveis e decoração para lojas de roupas? Explore nosso artigo detalhado Como Decorar Loja de Roupas para dicas e ideias inspiradoras.

A escolha dos materiais

A escolha dos materiais certos para montar uma loja de roupas é primordial para a durabilidade dos móveis e a manutenção da organização. Materiais como MDF são indicados para essa finalidade, já que possuem maior resistência, modernidade e beleza para a decoração.

Além dessas qualidades, o MDF possui multifuncionalidade, sendo apropriado para diversos móveis, como o balcão do caixa, as estantes e os provadores. E ainda conta com outras opções para otimizar os espaços, como trilhos de cremalheiras, travessas para acessórios, cabides, penduradores e bases fixas para vitrine.

Como mobiliar uma loja de roupas

Você precisa se atentar aos itens básicos, como a mesa em U com prateleiras, que além de servir como aparador também oferece prateleira para organizar itens.

O trilho cremalheira é outra peça essencial para uma loja bem montada. Esses itens chegam de fábrica desmontados, e são práticos de montar, com bastante versatilidade.

Assim, é possível adaptar na altura da cremalheira variadas prateleiras e cabideiros para melhor organização dos produtos. Além disso, você também pode usar a travessa RT de acessório para cremalheira e o pendurador de roupa para aumentar a longevidade da sua loja.

No caso da vitrine, para deixá-la ainda com mais usabilidade, é possível usar a base fixa para vitrine.

Assim, você tem menos trabalho para se preocupar, pois elas não necessitam de fixação na parede, garantindo uma montagem mais ágil. As bases fixas têm modelo simples e ainda são vendidas nas medidas 40 x 40 x 40 cm e 45 x 60 x 45 cm.

Quais móveis são necessários para montar uma loja de roupas

Revestimentos das paredes

Os revestimentos de parede são necessários para dar o aspecto de higiene e modernidade que é esperado em um negócio.

As paredes da loja devem ser de um material de revestimento resistente, como carpete, lambris ou laminado. Isso tornaria a loja mais bonita e funcional, além de garantir que os móveis sejam facilmente limpos.

Os revestimentos de parede também podem ser usados para destacar aparas específicas da loja, como displays de vitrine, logotipos etc.

Exemplos de revestimentos podem ser paredes revestidas com tinta látex ou revestimentos de PVC

Acabamento do teto

O acabamento em gesso é essencial para dar a aparência final ao teto de uma loja de roupas. Também é bom para reduzir o som reverberando pelo teto, de modo que os clientes possam facilmente ouvir os atendentes da loja.

Exemplos de acabamento em gesso no teto podem ser feitos usando gesso líquido, placas de gesso ou placas de gesso com revestimento vinílico.

Piso

Os pisos de uma loja de roupas são importantes para dar ao local uma aparência contemporânea e higiênica.

Deve-se escolher os pisos adequados para o desempenho, aparência, resistência e limpeza de uma loja.

Exemplos de pisos indicados para lojas de roupas são porcelanato, laminado de madeira, vinílico ou marmoreado.

Iluminação da loja

A iluminação de uma loja de roupas deve ser projetada de modo a criar um ambiente agradável em sintonia com a proposta da loja. Esta iluminação deve ser suficiente para destacar os produtos, mas não deve ser muito brilhante.

Exemplos de iluminação que são usados em lojas de roupas são lâmpadas LED, de halogênio ou de arco.

Spots de luz para vitrine

Os spots de luz são usados em lojas de roupas para destacar as peças expostas nas vitrines. Estes spots devem ser selecionados de modo a garantir a iluminação adequada para realçar os produtos. Exemplos de spot de luz para vitrine são spots de LED, incandescentes ou de lâmpada fluorescente.

Balcão de caixa

Os balcões caixas são usados para organizar os produtos e ajudar na operação de pagamento. Estes balcões apresentam uma vitrine para expor os produtos e uma prateleira para armazenar os itens.

Exemplos de balcões podem ser em MDF revestidos com vidro, de aço inoxidável ou de acrílico.

Balcão de atendimento

Os balcões de atendimento são essenciais, pois oferecem aos funcionários o espaço necessário para realizar as operações administrativas.

Os balcões de atendimento devem ser resistentes e seguros.

Exemplos de balcões de atendimento incluem os de madeira com bandejas de armazenamento, de aço inoxidável e  de aço com revestimento emborrachado.

Estante mista com cabideiro

Estas estantes são usadas para expor diferentes itens na mesma área. Elas são projetadas para serem fáceis de transportar, de montar e desmontar, e para permitir que os itens de roupa sejam facilmente vistos pelos clientes.

Exemplos destas estantes incluem as de aço inoxidável com cabideiros e em madeira maciça com cabideiros.

Estante Colmeia

Estas estantes são usadas para expor diferentes itens em uma área reduzida. As estantes tipo colmeia são projetadas para conservar os produtos e permitir que os clientes vejam facilmente todas as peças.

Exemplos de estantes tipo colmeia, podem incluir estantes em chapa metálica com cabideiros ou em madeira maciça com cabideiros.

Provador de Roupas

Os provadores de roupas são essenciais para que clientes possam experimentar as peças antes de comprá-las.

Os provadores devem ser espaçosos, equipados com ganchos para o cliente pendurar a roupa durante a troca, gavetas para guardar as peças experimentadas e espelhos para verificar o caimento da roupa.

No mercado, é possível encontrar opções de provadores em madeira, em vidro ou aço inoxidável.

Mesa Em U com prateleira

Estas mesas são usadas em lojas de roupas para organizar os produtos e facilitar o atendimento ao cliente. Elas são projetadas para ter o formato de U e têm prateleiras que permitem armazenar os produtos em uma área pequena.

Mesas feitas em MDF têm visual minimalista e moderno. Com essa peça você pode incrementar um aparador e prateleira para expor seus produtos.

Pode-se adotar mesas em madeira ou aço inoxidável.

Cremalheiras

As cremalheiras são usadas para armazenar os produtos de uma maneira organizada. Estas cremalheiras permitem que os itens sejam facilmente vistos e acessados pelos clientes.

Travessa para cremalheira

Uma travessa para cremalheira é um recipiente que permite aos clientes separar as peças que estão armazenadas na cremalheira. Estas travessas são projetadas para serem fáceis de manusear e transportar e podem ser produzidas em aço inoxidável ou plástico resistente.

Pendurador de roupa

Os penduradores de roupa para travessa de cremalheira são usados para colocar uma ótima quantidade de roupas penduradas em cabides. Estes penduradores são projetados para ser resistentes e fáceis de remover quando necessário.

Os penduradores podem ser feitos em aço inoxidável ou plástico resistente.

Cabideiro com prateleira para cremalheira

São usados para organizar as roupas em cremalheiras para os clientes escolherem facilmente as peças. Precisam ser resistentes e facilmente removidos.

O ideal é que esses cabideiros sejam revestidos em vinil e feitos de aço inoxidável.

Base fixa para vitrine

Bases para vitrine são peças coringa na montagem de vitrines. Estas bases devem ser instaladas de modo que a vitrine seja facilmente acessível e visível para os clientes.

Cadeiras e sofás

Para assegurar que os clientes se sintam confortáveis, é importante considerar o estilo e conforto das cadeiras e sofás presentes na loja. Eles também são um ótimo espaço para exibir alguns dos produtos.

Como são usados frequentemente pelos clientes, o ideal é investir em produtos resistentes, como as cadeiras feitas em madeira maciça, estofadas ou de aço inoxidável.

Espelhos

Considerar a inclusão de espelhos na loja pode ser uma boa ideia. Além de adicionar um senso de espaço extra e estilo à decoração, os espelhos ajudam os clientes a experimentar os produtos selecionados.

Manequins

Perfeito para expor as peças vendidas na loja, por proporcionar uma visão melhor do caimento e do modelo da roupa.

O que não fazer ao montar sua loja de roupas

Ao montar uma loja de roupas, é importante seguir algumas recomendações e cuidados para que os seus móveis e itens sejam de qualidade e durabilidade.

Portanto, evite comprar materiais não resistentes, pois com uso constante e tempo eles se desgastam mais rapidamente.

Além disso, utilize sempre produtos certificados e de marcas conhecidas, pois eles são mais seguros para a sua loja.

Outra dica é utilizar somente ferramentas certas para montagem, pois elas contribuem com maior durabilidade e funcionalidade para os seus móveis.

Por fim, aproveite as ofertas que se encontra nas lojas especializadas em móveis, pois assim você garante um preço de qualidade.

Monte seu projeto com a Comac

Experimente o serviço de projeto de loja de roupas da Comac e conte com todas as vantagens para criar um projeto único e especial para sua loja.

Desfrute de toda a comodidade de um serviço completo de projeto a distância, oferecendo as principais soluções para seu espaço.

O serviço inclui os passos de criação do briefing e imagens em 3D para aprovação do projeto. Além disso, com as condições de pagamento, você tem a garantia de ótimos preços para montar aquela loja dos seus sonhos.

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6.    Faça uma boa seleção de produtos

Um empreendedor que pretende montar uma loja de roupas deve levar em consideração vários fatores antes da seleção dos produtos.

Primeiro, é necessário fazer uma pesquisa profunda sobre a localização da loja e o estilo de roupa que ele deseja prestar.

Pesquise o mercado para identificar as principais tendências da moda e faça levantamentos para avaliar a relação custo-benefício das roupas e a variedade de tamanhos e estilos.

Em seguida, combine isso com a necessidade de criar uma oferta diferenciada que vá ao encontro da demanda esperada.

Segundo a arquiteta, especialista em varejo de roupas Viviane Giron do Estúdio VINTI, “não existe um tipo de roupa que dá mais dinheiro, existem tendências, mas o que é muito importante se definir antes de abrir uma loja é pensar em seu propósito, o que a pessoa gosta de vender, qual o diferencial que ser pretende apresentar”.

Após a seleção dos produtos, avalie periodicamente o desempenho para adaptar rapidamente a oferta às principais tendências do mercado.

Os estilos de roupas que existem incluem casual, clássico, despojado, moderno, hipster, dramático, militar, gótico, anos 70, anos 80, anos 90, rock & roll e minimalista.

Principais estilos de moda

foto de um casal caminhando em um refeitório, se olhando, vestindo roupas tradicionais de trabalho, terno, gravata e vestido social

Estilo Clássico

O estilo clássico tem como característica principal combinar cores básicas, como branco, preto e bege, em conjuntos de peças simples e atemporais, como camisas de botão, suéteres, saias lápis, calças e vestidos mais amplos.

O estilo clássico é discreto, mas ao mesmo tempo, moderno, com peças de boa qualidade e cortes limpos. É uma boa opção para masculinos e femininos que buscam um estilo versátil e sofisticado para usar em praticamente todas as ocasiões.

Foto em preto e branco de um casal vestindo roupas despojadas com as mãos nos bolsos

Estilo Despojado

O estilo despojado é mais arrojado e descontraído, onde se combinam itens contemporâneos e comuns. As peças despojadas são caracterizadas por uma variedade de acessórios e detalhes, como: barras, bolsos e fivelas.

O estilo despojado é uma boa opção para quem busca um estilo moderno e versátil, e pode ser encontrado em lojas de rua, em localização central, com ótimos preços.

Estilo Moderno

O estilo moderno de roupas é caracterizado por ter peças de fino acabamento, combinando tecidos de seda, algodão e couro.

Peças com detalhes vistosos inspirados nas tendências de moda contemporânea como cores vibrantes, estampas e peças estilizadas são alguns dos destaques do estilo moderno de roupas.

As lojas com esse estilo costumam ser localizadas em shoppings ou galerias, com acesso rápido ao estacionamento e oferecendo produtos a preços médios a altos.

foto de um casal sorrindo parada no meio de uma rua, olhando para frente, o casal tem um estilo hipster, com roupas de algodão, coloridas, o homem tem cabelos compridos, usa uma bandana e óculos escuros, já  a mulher veste uma calça de cor parda e camiseta azul folgada de sem mangas.

Estilo Hipster

A moda hipster é um estilo de vestimenta que se originou entre os jovens de classes médias e intelectuais, e surgiu no início dos anos 2000 como um protótipo da cultura alternativa.

Está centrando-se em expressões de voltar às raízes, seguindo um estilo minimalista, com roupas e tecidos vintage inspirados, e acessórios clássicos.

Encontrado na moda, arte, música e em muitos outros aspectos da vida, o estilo hipster é conhecido pela sua preocupação com o minimalismo, a autenticidade e a sustentabilidade.

Quando se trata de enfeites, acessórios e outros itens hipster, a simplicidade é a chave: mochilas com elementos impermeáveis e étnicos, turbantes, botas de couro marrons e slide shoes são alguns dos elementos icônicos da moda hipster.

Estilo Dramático

O estilo de moda dramático é um estilo ousado e marcado por peças que chamam a atenção.

É mais atrevimento do que o clássico minimalista e é ideal para eventos noturnos, como casamentos e festas.

O estilo pode variar de uma mulher casual, usando calças e blusas com detalhes dramáticos, até a mais ousada, usando vestidos compridos e extravagantes para uma aparência mais elegante.

Os materiais escolhidos podem incluir seda, renda, veludo e peças bordadas. Os acessórios e sapatos são geralmente mais sutis para destacar as peças mais dramáticas.

duas fotos de casais caminhando pela rua vestindo roupas no estilo militar

Estilo Militar

O estilo militar é caracterizado pelo uso de elementos inspirados nas forças armadas, com suas padronagens, tons e estampas clássicas.

O look militar pode variar entre botas, calças, jaquetas, camisas, blusas e acessórios.

Usando formas e cortes que entregam ousadia e resistência. O preto e caqui são os tons prediletos, as peças típicas incluirão botões, detalhes de botão, cintura fechada, bolsos e exércitos de carga.

É importante notar que o estilo militar é considerado não só como tendência de moda, mas também como algo que é um símbolo de patriotismo e honra.

foto de um casal em pé de costas para a vitrine de uma loja com esqueletos, o casal veste roupas pretas no estilo gótico

Estilo Gótico

O estilo gótico é uma tendência de moda que se originou nos anos 80 e continua sendo popular nas últimas décadas.

O estilo está fortemente inspirado na estética gótica, sendo conhecidos pela sua associação com o sobrenatural e a escuridão.

Está associado a tons sombrios, como preto, branco e cinzento, e inclui roupas soltas e longas, assim como pesadas peças em couro e metal.

Outras características principais deste estilo incluem cortes desfiados, bordos e estampas com temas góticos, tais como crânios, gárgulas e símbolos religiosos.

Os acessórios são muitas vezes considerados importantes, incluindo maquiagem carregada, joias assustadoras, coturnos pesados e chapéus sombrios.

Foto de um casal de mãos dadas, atravessando uma rua, vestindo roupas no estilo anos 70

Estilo Anos 70

O estilo da moda dos anos 70 atualmente traz tudo de volta à tendência.

Caracterizado por elementos de moda ecléticos, como listras, estampas animal, laços e jeans, traz muitas dos elementos deste período de volta ao mainstream.

O estilo dos anos 70 é uma mistura moderna de silhuetas que incluem calças justas e saias midi compridas, combinadas com blusas e jaquetas vintage e blazers de couro. E as sandálias de plataforma de cores fortes e chapéus fedora são elementos clássicos.

As estampas de búfalo são também um elemento central deste período de moda, adicionando profundidade e interesse às muitas roupas

foto de um casal de frente um para o outro, sorrindo e segurando a mão, o casal está em um ambiente aberto, próximo a um lago, e tanto o homem quanto a mulher vestem roupas coloridas no estilo anos 80

Estilo Anos 80

O estilo ousado dos anos 80 ainda é visto na moda de hoje.

Com uma grande variedade de elementos, desde as listras, os detalhes neon, a estamparia animal e os laços, até os cortes justos e os designs modernos, os vestuários dos anos 80 têm marcado a moda atual.

Os tons pastéis têm muito destaque nesse estilo. Os elementos de volta são as saias e blusas superescuras, jogos de jaqueta, como couro e matelassê, os shorts justos e as jaquetas cropped.

Por último, as botas de motociclista, botas militares e outros sapatos robustos ajudam a embelezar este estilo ousado e empolgante.

Foto de um casal de afro descendentes, a beira de um lago olhando para a frente, vestindo roupas no estilo ano 90.

Estilo Anos 90

O estilo anos 90 é um retorno divertido à tendência.

Muitos dos elementos clássicos, como estampas florais, saias largas com gavetas, jaquetas de época e calças cargo, voltaram com força na moda moderna.

Os tons escuros, como preto, cinza e azul marinho, são as cores preferidas, ao lado de tons mais claros como branco, cinzento claro e tons pastéis.

A silhueta é justaposta tanto por peças mais apertadas como camisetas, shorts e saias, quanto por peças mais amplas e arredondadas.

Além disso, os acessórios como óculos de sol grandes e chapéus de lã também são indispensáveis neste estilo retrô anos 90.

foto de um casal de jovens em um beco, a noite, vestindo jaquetas de couro, no estilo rock

Estilo Rock & Roll

O estilo rock & roll busca refletir o estilo de vida rebelde, ligando os fãs da música à vida de estrela.

O uso de camisas de grupos de rock e cintos de couro vai com a pegada curta do estilo, fazendo com que o visual seja ousado e confiante.

A maquiagem tem que acompanhar o look, então é comum o uso de delineadores e sombra escura.

O visual completo, com tons terrosos, stilettos, calças jeans skinny cortadas e jaquetas de couro, completam o estilo. Bolsas grandes e ombros caídos também caracterizam o estilo para além de colares, chapéus cowboy e óculos de sol fortes.

Foto de um casal, homem afro descendente e mulher loira, em um sofá de uma sala, o casal veste roupas de tecido leves e em cores claras no estilo minimalista

Estilo minimalista

O estilo minimalista é conhecido por focar em peças sóbrias que evocam um sentimento luxuoso, com poucos elementos exagerados.

O minimalismo usa cores simples como preto, branco e cinza, misturando texturas e formas diferentes para alcançar uma aparência única.

O uso de camisas e calças justas, mangas alongadas, casacos e tênis clássicos são essenciais para alcançar o estilo minimalista.

A cintura é uma característica importante, assim como a combinação destas peças com itens mais leves, como bolsas menores, cintos finos e óculos não muito grandes. É importante notar que o minimalismo não se limita apenas ao vestuário, mas a todos os seus acessórios, como sua maquiagem e seu cabelo

Tendências em alta

Moda Sustentável

Moda sustentável refere-se à fabricação e aos materiais utilizados para produzir roupas que são mais benéficos para o meio ambiente.

Isso significa usar produtos e processos sustentáveis na produção de roupas, como materiais reciclados, peças biodegradáveis, tingimento ecológico com tintas à base de plantas, processos de produção que reduzem o uso de água etc.

Também se trata de um estilo de moda e consciência social, que dá prioridade ao uso de materiais orgânicos e a escolha de produtos que sejam produzidos por meio de processos éticos.

Moda Plus Size

A moda plus size é um estilo de moda que geralmente abrange tamanhos a partir do tamanho 44 em diante, que oferece opções de roupas que destacam a silhueta e valorizam a beleza de todos os tipos de corpos. Os estilos de moda plus size usam modelagem e detalhes que ajudam a esconder áreas de desconforto, como tecidos elásticos ou fluídos, recortes, barras, babados e cores que criam formas e volume. Além disso, o estilo da moda plus size busca celebrar a diversidade em tamanhos de roupas.

Estilo Boho

Este estilo não tem limites quando o assunto é criatividade. É um look despojado, mas que não fica exagerado. Os looks boho são caracterizados pelas texturas e designs interessantes, que se destacam pelos tons de estampas artísticas e acessórios originais.

Estilo Hip Hop

Esta tendência inclui roupas despojadas, mas que conta com muita cor e detalhes bem marcantes. As peças mais conhecidas deste estilo, são as camisetas oversized, as calças largas, as jaquetas coloridas e as roupas cargo

Estilo de moda básico

Como o próprio nome sugere, este estilo é mais criativo ao mesmo tempo que básico. O estilo é conhecido por suas peças que combinam com qualquer look, com o jeans em destaque. O que diferencia este estilo, é sua inclusão de camisetas e peças modernas, que ajudam a criar um look moderno e elegante.

Estilo de moda jovem

Esta é uma tendência que sempre tem algo novo para oferecer. Com muita variação e liberdade para o expressar sua personalidade, o estilo jovem pode conter tudo, desde roupas street style a looks mais modernos e despojados.

Estilo Gospel

O estilo gospel é a tendência de moda para aqueles que seguem princípios cristãos. A título de resumo não é uma roupa especifica que caracteriza o estilo, mas sim, uma forma de se vestir que é baseada no princípio de ser um reflexo de Jesus.

Normalmente, as mulheres que seguem este estilo optam por roupas mais modestas e menos ajustadas, enquanto os homens podem optar por usar camisas polo, calças comuns e jaquetas. As cores geralmente são mais neutras, como preto, branco, cinza e creme e lembram o estilo minimalista.

O uso de looks mais despojados também é comum no estilo gospel, para expressar uma mistura equilibrada entre o prático e o estético.

Quadro comparativo entre estilo, sofisticação, faixa de preço e investimento inicial.

7.    Estude estratégias de vitrinismo

Vitrinismo é o ato de criar e organizar uma vitrine, que é uma janela espacial onde são expostos produtos para serem vendidos em lojas e outlets.

Além disso, ele envolve também a criação de uma narrativa que estimula a vontade de compra. Uma vitrine bem cuidada e montada tem o poder de chamar a atenção dos consumidores para o seu negócio, o que pode influenciar de maneira significativa nas vendas, pois ajuda a criar uma imagem positiva para a sua loja de roupas.

Existem estudos que provam a importância do vitrinismo para o sucesso de um negócio. Dois estudos de dados estatísticos interessantes foram feitos pela Universidade de Alabama e a Escola de Design de Central Saint Martins, ambos nos Estados Unidos.

De acordo com os estudos, o tempo que os clientes gastam parados na frente das vitrines e o tempo de compras no interior da loja têm uma correlação positiva com as vendas das lojas. Além disso, é mostrado que os negócios que têm um portfólio de roupas modernas e atrativas na vitrine tendem a aumentar as vendas.

Como montar uma vitrine de loja de roupas

1.      Escolha um tema

Escolha um tema para a vitrine de roupas que combine com a identidade e os produtos da sua loja. Você pode optar por décadas passadas como o 1950 e o 1990, usar a criatividade para criar um tema inédito ou usar a mesma comunicação da marca para unificar a aparência e estética da sua loja.

2.      Estudar o layout

Considere o layout e configuração da sua vitrine de modo que chame a atenção do seu público. Planeje a disposição das roupas de acordo com a sua ordem de importância, de modo a destacar itens-chave, produtos mais importantes e promoções. Estude ainda a melhor maneira de organizar a compra da vitrine, seja por lado da vitrine, área temática ou produtos por ordem alfabética.

3.      Faça da iluminação o seu melhor aliado

Escolha os melhores equipamentos de iluminação para destacar os produtos da melhor maneira, deixando as cores dos tecidos e detalhes das roupas mais vivas.

4.      Escolha os elementos decorativos

Use elementos decorativos que combine com o tema escolhido, como manequins, armários e prateleiras que façam o conjunto lindo. Cápsulas para expor sapatos, novas tendências em tecidos ou mesmo elementos de decoração da marca pode incrementar o visual da vitrine.

5.      Realce as peças

Escolha as peças-chave para criar um moodboard na vitrine e use-as para enfatizar a estética do seu comércio.

6.      Crie uma história

Para captar o interesse do seu público, desenvolva uma micro-história que abrace o tema da sua vitrine de roupas. Você pode contar uma história interessante para prender a atenção do seu público e estimular a vontade de compra.

7.      Finalize os detalhes

Desligue a luz quando a vitrine estiver toda montada e encantada para ver todos os detalhes com precisão. Afine todos os elementos e ajuste os produtos de maneira estratégica para que todos os itens fiquem bem aparentes para o público.

Datas Comemorativas

As datas comemorativas são importantes oportunidades para o marketing de uma loja de roupas.

As grandes datas como Dia das Mães, Natal, o aniversário, ou mesmo eventos mais específicos como o dia do rock e o dia da mulher dão a oportunidade de criar campanhas temáticas e oferecer descontos especiais para a promoção de vendas.

Isso pode ser feito de várias maneiras, como expor as roupas nas vitrines com temas específicos para comemorar a data, com uma campanha de publicidade criativa ou com a criação de ofertas especiais.

Além disso, essas datas também são ótimas oportunidades para desenvolver uma estratégia de relacionamento com o cliente, como o envio de mensagens para lembrar os clientes dos produtos lindos disponíveis na loja.

8.    Treine a equipe

À medida que a sua loja de roupas for crescendo, investir em treinamento e aperfeiçoamento da equipe é essencial para mantê-la organizada e motivada.

É importante que haja um plano de ação que contenham as competências necessárias aos funcionários para o bom desempenho de suas respectivas áreas.

Quando se tem um bom treinamento para funcionários, isso gera maior satisfação aos consumidores, fato que contribui significativamente para o sucesso da empresa.

Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de sua equipe por meio de sua valorização e qualificação constantes é essencial para sua loja de roupas entregar a sua proposta de valor a seus clientes. Equipe treinada, com poder de decisão e comprometida com a loja é quem define o sucesso ou fracasso de sua empresa, aponta Avó.

9.    Inove sempre

À medida que o mercado de roupas muda rapidamente, as lojas precisam estar sempre abertas à inovação.

O investimento em inovação precisa incluir o comportamento dos consumidores, aspectos de tecnologia e novas abordagens para promover e vender produtos. Além disso, investir em cursos ou grupos de estudos que possam ajudar a descobrir e implementar novas tendências pode trazer uma nova versão da loja a cada nova temporada

10.          Invista na logística

Independentemente se a sua loja será apenas física ou física e virtual, a logística é extremamente importante.

Além de elaborar um bom plano financeiro, é necessário investir nos itens relacionados à logística, pois é isso que permitirá gerir melhor o sucesso do seu negócio.

Para esse gerenciamento, geralmente é preciso contar com a ajuda de softwares que permitam a gestão do almoxarifado da loja, criar catálogos de produtos, gerenciar estoques e ainda realizar pedidos.

Além disso, será necessário contratar serviços de transportes e correios para gerenciar melhor as entregas

11.          Promova o seu negócio

No item 3, já mencionamos que a localização da sua loja de roupas pode influenciar muito o seu sucesso, mas não se prenda apenas nisso.

Promover a sua loja pode ser importante para aumentar a visibilidade do seu produto e alavancar o retorno sobre o investimento.

Algumas estratégias de marketing podem ser positivas para a promoção da sua loja, desde o uso das redes sociais a campanhas publicitárias.

Exemplos de promoção para lojas físicas e virtuais

Ofertas Especiais

Ofereça promoções especiais, incluindo preços de lançamento reduzidos, descontos progressivos ou compra de um, leve dois.

Ofertas atrativas como essas que permitem que os clientes comprem mais a um preço reduzido aumentam as vendas da loja de roupas.

Essa é uma ótima estratégia para estimular o consumo

Cupons de desconto

Ofereça cupons de desconto para incentivar a compra dos seus produtos.

Isso pode ser feito colocando cupons de desconto no site da loja ou divulgando-os por meio de e-mails e mídias sociais.

Ofertas de períodos limitados

Ofereça ofertas temporárias, como por exemplo, ofertas de 20% de desconto para compras nas próximas 24 horas.

Vendas flash

Faça vendas flash para liquidar os estoques e incentivar compras urgentes.

Cartão de Fidelidade

Ofereça um cartão de fidelidade para recompensar os clientes frequentes. Isso gera uma conexão emocional entre clientes e influencia as vendas.

Participação em eventos

Participar de feiras e eventos direcionados ao seu nicho pode ser uma ótima estratégia de marketing.

Isso ajuda a divulgar loja e seus produtos para um público selecionado.

12.          Adote controles de estoque e gestão

Lógico que quem está iniciando um negócio talvez não tenha recursos para gerenciar muitos controles. O ideal é adotar softwares de gestão unificados com inventário, administrativo e relacionamento com o cliente.

Veja o que é desejável quando se considera vendas físicas ou on-line:

  • Software de frente de caixa;
  • Software administrativo de retaguarda ERP;
  • Relacionamento com o cliente CRM;
  • Software de gestão de estoque para loja de roupas;
  • Controle de inventário e reposição de produtos;
  • Sistema de ponto de venda e registro de vendas;
  • Organização e armazenamento adequado das peças.

13.          Prepare-se para vender fisicamente e on-line

Manter dois canais de vendas oferece ao negócio uma solução que permite a experiência de compra on-line para os clientes que tem menos tempo para visitar o estabelecimento, e para aqueles que preferem visitar a loja para ver e experimentar os produtos.

Quando se trata de uma loja de roupas, algumas ações estratégicas podem ser criadas de modo a aumentar as vendas de cada canal. Por exemplo, é possível oferecer diferentes preços para os clientes on-line e para os visitantes do estabelecimento físico.

É importante criar campanhas específicas para as vendas on-line, como ofertas especiais, descontos progressivos e vendas flash.

Quando se trata da loja física é essencial oferecer boas condições para o cliente, desde a boa iluminação, layout e decoração da vitrine, até a disposição dos produtos e experiência de atendimento.

Além disso, é importante destacar itens-chave e fazer promoções específicas para que os clientes experimentem produtos nas lojas. Isso contribui para a fidelização do cliente e o estímulo da recorrência nas compras.

Ao planejar de forma correta um negócio para vendas físicas e on-line é possível aproveitar o melhor dos dois canais para alavancar as vendas da loja e obter um melhor resultado para o empreendimento.

Dúvidas frequentes

Qual é a marca de roupa mais famosa do mundo?

Adidas

Qual o tipo de roupa que mais vende?

Roupas casuais e esportivas.

Qual o melhor site para comprar roupas para revender?

Aliexpress, DHGate e Alibaba.

Como começar a empreender no ramo da moda?

Pesquise o mercado de moda, escolha um produto específico, escolha onde receberá seus produtos, encontre fornecedores e varejistas, crie um modelo de negócio e estratégia de marketing.

Como ser um empreendedor de roupas?

Crie o seu próprio negócio, gerencie a cadeia de produção e a distribuição, compre mercadorias, construa relações com fornecedores, varejistas e marcas, promova o seu negócio, teste coleções e produtos, desenvolva inovações no setor.

Quanto ganha um empresário de loja?

Depende da escala do negócio, do volume de vendas e da margem de lucro.

Quanto ganha um dono de marca?

Depende da escala do negócio, da quantidade de vendas e do preço dos produtos.

Como começar um negócio do zero?

Escolha um nicho de mercado, pesquise e crie um plano de negócio, encontre fornecedores confiáveis, defina um modelo de precificação, estabeleça parcerias, crie canais de distribuição, desenvolva uma estratégia de marketing, crie um site da empresa, trabalhe na construção da marca e acompanhe os resultados.

Como fazer para saber o lucro de uma loja?

Calcule os custos de produtos, custos administrativos e outras despesas, subtraia os custos dos ganhos e reparta o resultado pelas vendas totais para encontrar a margem de lucro.

Quanto tempo leva para uma empresa ter lucro?

Depende da quantidade de capital inicial, das redes de distribuição e da eficácia da estratégia de marketing.

Qual a margem de lucro de uma loja de roupas femininas?

Depende da estimativa dos custos de produção e seus componentes, do preço de venda, da eficácia da estratégia de marketing e da rede de distribuição.

O que dá para fazer com 5 mil reais?

Investir em materiais para criar uma loja on-line, negociar preços com fornecedores, contratar um designer profissional para desenvolver o logotipo da loja, realizar uma análise de mercado e comprar materiais de publicidade.

O que montar com 30 mil reais?

Uma pequena loja de roupas, contratação de funcionários, entregas, estoque e desenvolvimento de produtos, promoções, publicidade, criação de um logotipo e construção de um site.

Quanto preciso investir para ter uma loja virtual?

Depende do alcance desejado com o negócio, da infraestrutura necessária e da qualidade dos produtos.

Que tipo de loja virtual dá dinheiro?

Aquelas que oferecem produtos exclusivos, têm uma alta conversão de vendas, boa otimização de SEO, fornecem um atendimento ao cliente de excelência e um excelente design.

Artigo revisado por:

Luiz Claudio Melo – Sócio fundador da 360 Varejo Consultores

Mais de 20 anos de experiência no varejo e é especialista em gestão comercial onde atuou como responsável pelas áreas de desenvolvimento de produtos, planejamento, compras, importação, qualidade e Supply Chain, em renomadas empresas do setor varejista, tais como Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Walmart, Siberian e Kallan, onde ocupou as posições de Diretor de produtos, Diretor comercial e Diretor de divisão.

É graduado em Economia pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Administração de Marketing pela ESPM, em Gestão Executiva pela FIA e cursos de aprimoramento e atualização em consultoria e reestruturação empresarial.

(https://www.linkedin.com/in/luizclaudiodiasdemelovarejo/)

Renato Avó – Sócio da 360 Varejo Consultores

Mais de 20 anos de experiência gerencial nos segmentos de Hipermercados, Supermercados e Alimentos, Moda, Loja de Departamentos e Petshop como Diretor, Gerente Geral de Loja e Gerente de Recursos Humanos. Atuou em Reestruturação societária e patrimonial em empresa familiar. Empreendedor varejista em formato multivariado, com empório, restaurante, lanchonete, bar, eventos e gastronomia.

Desenvolveu diversos projetos de montagem de negócios varejistas desde a seleção, aquisição do ponto comercial até a construção do empreendimento. É graduado em psicologia na USP e pós-graduado em gestão pela FGV e MBA em Varejo pela FIA.

https://www.linkedin.com/in/renato-av%C3%B3-ba06681b/

Comece agora a planejar sua loja! 

Agora, você sabe como montar uma loja de roupas. Sendo assim, comece a se planejar para tirar suas ideias do papel.

Lembre-se de que uma questão essencial é ter um mobiliário adequado e de qualidade. Para isso, você pode contar com a Comac.

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